NOVA ONDA COVID

Com ALTA DE CASOS, Pernambuco confirma PRIMEIROS CASOS de NOVAS SUBVARIANTES da COVID-19; veja quais os SINTOMAS

Sequenciamento genético divulgado neste sábado (12), foi realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE)

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 12/11/2022 às 20:01 | Atualizado em 14/11/2022 às 14:21
Notícia
Reprodução/Internet
Covid-19 - FOTO: Reprodução/Internet

Com uma considerável curva crescente de casos da Covid-19, Pernambuco já tem, em circulação comunitária, casos das subvariantes da ômicron, linhagem do coronavírus, BQ.1 e XBB.

Isso é o que aponta o novo sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco e divulgado neste sábado (12).

A pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o instituto analisou 75 amostras positivas, todas da ômicron.

Do total, oito (11%) foram identificadas como BQ.1 e uma (1%) como XBB.

O restante das amostras analisadas foi classificado como BA.5 (85%) e BA.4 (3%), subvariantes já em circulação no estado.

As coletas das amostras analisadas nesta rodada de sequenciamento foram realizadas entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, período em que a positividade para covid-19 voltou a subir no Estado.

SUBVARIANTE BQ.1 DA ÔMICRON EM PERNAMBUCO

Dos oito casos classificados como subvariante BQ.1, quatro são de pessoas residentes do município do Recife, dois de Jaboatão dos Guararapes, um de Limoeiro e um de Serrita.

São seis mulheres e três homens com idades entre 20 e 77 anos.

SUBVARIANTE XBB DA ÔMICRON EM PERNAMBUCO

O caso da subvariante XBB é de pessoa moradora do município do Recife.

As amostras desses pacientes foram coletadas entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro.

Todos foram notificados como casos leves.

Em função de uma instabilidade no sistema de notificação do Ministério da Saúde (MS), ainda não há informações sobre histórico vacinal dos pacientes.

NOVA ONDA COVID EM PERNAMBUCO

A confirmação da circulação destas novas subvariantes da ômicron em Pernambuco reforça o alerta da Secretaria Estadual de Saúde para a importância da manutenção dos cuidados e do avanço da vacinação contra a doença.

"O monitoramento do cenário epidemiológico da covid, no território pernambucano, é permanente. Estávamos atentos à possibilidade da circulação da BQ.1 e XBB no Estado, com a vigilância genômica ininterrupta. Também já havíamos alertado que a positividade para a covid-19 havia voltado a subir no nosso Estado nas últimas semanas", disse o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SUBVARIANTE?

De acordo com o médico infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, em entrevista ao site Estado de Minas, os sintomas da novas subvariantes são os mesmos de variações anteriores da COVID-19. São eles:

  • coriza;
  • dor de garganta e;
  • mal-estar generalizado.

Segundo o médico, a nova subvariante tende a causar efeitos mais discretos que não podem ser menosprezados.

"Diante de qualquer sintoma, por mais fraco que seja, o ideal é fazer o teste e evitar contato com outras pessoas", diz Araújo.

Para pessoas com o esquema vacinal completo, a chance de desenvolver quadros graves de pneumonia decorrente da infecção é remota, afirma o infectologista Helio Bacha.

NOVA ONDA COVID-19: quais os SINTOMAS?

Comentários