Sexo na gestação

SEXO NA GRAVIDEZ: Pode ou não pode? Entenda como casal pode se relacionar sexualmente sem afetar bebê

Cheio de tabus, o sexo na gravidez precisa ter alguns cuidados especiais para evitar complicações para mãe e para o feto

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/11/2022 às 10:47 | Atualizado em 17/11/2022 às 10:54
Notícia
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 42 dias), serão vacinadas contra a covid-19 no Recife a partir desta quarta-feira (5) - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Para muitos casais, a chegada de um bebê é um dos momentos mais esperados. Quando a gravidez acontece, no entanto, os papais e mamães precisam se adaptar a novas rotinas e comportamentos. Uma das principais dúvidas estão relacionadas ao sexo durante a gestação. Pode? Não pode? Qual a melhor posição? O bebê pode sofrer? Vamos responder algumas dessas perguntas. 

1. Pode fazer sexo durante a gravidez?

Depende de cada caso. Se o médico que acompanha a gravidez não contraindicar e a mulher desejar, o sexo pode acontecer e - com alguns cuidados - pode ser muito bom para todo o processo. 

“A relação sexual melhora a conexão emocional do casal, além de liberar endorfina, que melhora a sensação de bem-estar”, disse Ana Luiza Detoni, fisioterapeuta pélvica, em entrevista ao site do médico Drauzio Varella.

2. Quando a grávida não pode fazer sexo de jeito nenhum?

A grávida não deve ter relações sexuais quando há registros de sangramentos e dilatação prematura. “Os problemas mais comuns que podem restringir a atividade sexual são sangramento vaginal sem causa definida; dilatação prematura do colo uterino; placenta prévia, em que a placenta recobre parcial ou totalmente o colo do útero; ou histórico de parto prematuro", contou a obstetra dra. Fátima Iyetunde Oldadejo, ao site de Drauzio Varella. 

O médico obstetra ou enfermeiro obstétrico têm capacidade de indicar à gestante quando o sexo deve ser evitado em cada caso. 

3. Em caso de penetração, há risco do bebê ser atingido?

Não. O bebê está protegido pelo útero, por membranas e pela bolsa com líquido aminiótico. Não há nenhum risco do pênis se aproximar do feto. 

4. Quais as melhores posições para o sexo na gravidez?

A melhor posição é aquela que deixar a mulher mais confortável. “O uso de lubrificante e a adoção de postura em que a mulher consiga controlar melhor a profundidade da penetração ou que ela consiga apoiar a barriga, como de lado, por exemplo, são boas dicas. Além disso, também é possível experimentar outras formas de relação sexual que não incluam a penetração”, disse a fisioterapeuta Ana Luiza. 

5. Não quero fazer sexo durante a gravidez. É normal?

É absolutamente normal que uma mulher não queira fazer sexo durante a gravidez. A gestação impõe mudanças hormonais que podem fazer com que a mulher sinta mais ou menos vontade de se relacionar sexualmente. Essa vontade ou falta de vontade também pode mudar no decorrer dos nove meses. 

6. O orgasmo pode provocar contração?

Sim, mas, em geral, não provocam o início do parto. Com ou sem penetração, o orgasmo libera o hormônio ocitocina, que atua nas contrações do útero. 

“Se a gravidez estiver transcorrendo bem, essas contrações são bem toleradas e não provocam o início do parto”, disse a médica Fátima Iyetunde Oldadejo. 

7. Passo a passo para ter uma relação sexual saudável durante a gravidez:

1) Consulte seu médico e descubra se não há nenhuma contraindicação no seu caso;

2) A mulher deve comandar a relação sexual. Tudo deve ser feito de modo que a deixe o mais confortável possível;

3) Se a mulher não quiser fazer sexo, ela deve ser totalmente respeitada;

4) Se o parceiro ou parceira fizer sexo com outras pessoas, é fundamental o uso de preservativos, a fim de evitar infecções por doenças sexualmente transmissíveis que podem afetar a mãe e o bebê;

5) Durante a gravidez, o risco de infecção urinária aumenta. Por isso, uma boa dica é que a gestante faça xixi logo após a relação sexual para limpar a uretra. 

Comentários