COVID-19

TESTE RÁPIDO COVID-19 EM FARMÁCIA FUNCIONA? Veja qual a eficácia dos testes rápidos, com quais sintomas o teste é indicado e Confira o preço de autoteste de Covid

Saiba tudo sobre o teste de farmácia para detectar a Covid-19

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 18/11/2022 às 11:55
Leopoldo Silva/ Agência Senado
Nas últimas 24 horas, foram registrados 52.035 novos diagnósticos positivos da covid-19 - FOTO: Leopoldo Silva/ Agência Senado

Com o recente aumento dos casos de Covid-19, muitas pessoas andam preocupadas acerca de uma nova contaminação em massa, como ocorreu em 2021. Por isso, os testes de farmácia, aprovados pela ANS, chegaram como uma alternativa fácil e rápida para o diagnóstico do coronavírus. 

Porém, o autoteste ainda gera muitas desconfianças sobre a sua eficácia. Com isso, o teste de farmácia é confiável? Veja a seguir;

TESTE RÁPIDO DE COVID É CONFIÁVEL?

Os testes de Covid-19, realizados em farmácias não precisam ser encaminhados para o laboratório, logo, o paciente toma conhecimento rapidamente se o um resultado é positivo ou negativo.

Os testes são realizados presencialmente, via Drive-Thru ou em um local isolado e seguro, dentro da farmácia.

É importante informar que a Anvisa autorizou que as farmácias fossem autorizadas a realizar os teste Covid-19. O órgão ainda faz a avaliação de vários testes rápidos,  sendo aprovados ao demonstrarem atender aos critérios de segurança e eficácia estabelecido nos Regulamentos Sanitários.

Nas farmácias, os produtos para testar a covid 19  são classificados como de risco III, logo, são de médio/alto risco ao paciente e à saúde pública.

Com isso, segundo especialistas os testes rápidos nas farmácias são confiáveis para diagnosticar a Covid-19.

QUAIS TESTES DE COVID ENCONTRO NA FARMÁCIA?

Os testes encontrados na farmácia são feitos a partir da sorologia, logo o teste detecta dois tipos de anticorpos, o IgM, que começa a ser produzido cerca de 12 dias após a infecção do vírus, e o IgG, produzido após aproximadamente três semanas e perdura no organismo, ou seja, é a famosa "memória imunológica".

Após algumas semanas, o IgM diminui, sobrando apenas o IgG.

Contudo, os tipos de teste covid-19 nas farmácias não detectam a presença do vírus em si. Isso se dá. pois o teste apenas informa  se a pessoa já teve contato com o vírus e desenvolveu anticorpos em um número detectável.

Apesar de barato, o teste de farmácia tem a utilidade de mapear a doença, porém não serve para fazer um diagnóstico preciso, nem para liberar pessoas da quarentena.

APÓS QUAIS SINTOMAS FAÇO O TESTE DE COVID?

Apesar de ter diferentes sintomas, são mapeados os nove mais comuns na doença. Após sentir algum desses sintomas, é indicado a realização do teste de covid-19. Confira:

  • Tosse seca e persistente;
  • Febre acima de 38°C;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor muscular generalizada;
  • Dor de cabeça;
  • Garganta inflamada;
  • Coriza ou nariz entupido;
  • Alterações do trânsito intestinal, principalmente diarreia;
  • Perda de olfato e palada

AUTOTESTE COVID: SAIBA O PREÇO

Outra alternativa para o diagnóstico de Covid-19, é o autoteste. Encontrado em fármacias, o auto teste pode custar entre R$ 23 a R$ 70. Apesar de rápido, O autoteste não tem valor de diagnóstico, é um teste de triagem que deverá ser repetido em um laboratório para auxiliar no tratamento da doença.

Com informações do Toxicologia PARDINI e o Portal NeuroLife.