
A alimentação é parte fundamental para manter a saúde em dia e prevenir doenças. No entanto, alguns desses alimentos, sobretudo os naturais, também podem prevenir inflamações e outras condições.
Quando consumidos com frequência e inseridos numa dieta, os alimentos anti-inflamatórios reduzem a ação de substâncias no corpo que causam as inflamações.
Alimentos anti-inflamatórios naturais
Além de oferecerem uma ação anti-inflamatória quando consumidos de maneira regular, muitos dos alimentos listados abaixo também fortalecem o sistema imunológico e protegem o coração.
Vale destacar, contudo, que eles não funcionam da mesma maneira que os medicamentos anti-inflamatórios. Caso um médico o tenha receitado, siga administrando o remédio como prescrito.
1. Frutas vermelhas
Morango, framboesa, goiaba e até mesmo a melancia são fontes de antocianinas, substância com ação antioxidante e anti-inflamatória.
Por essa razão, as frutas vermelhas protegem contra inflamações e também previnem o surgimento de doenças no sistema cardiovascular.
2. Frutas cítricas
Ricas em vitamina B e C, bem como em potássio, magnésio, fósforo e cobre, as frutas cítricas possuem um efeito anti-inflamatório potente.
Isso porque frutas como laranja, limão, abacaxi e acerola são fontes de flavonóides e carotenóides, reduzindo os riscos de inflamação e até prevenindo doenças cardiovasculares.
3. Peixes de águas frias
Fontes de ômega-3, peixes como atum, sardinha e salmão também são ótimas opções para evitar doenças. Isso porque a substância é um anti-inflamatório potente.
Além dos peixes, o ômega-3 também pode ser encontrado em sementes de chia e linhaça e ajudar na prevenção da diabetes.
4. Folhas verde-escuras
A couve, o brócolis, o espinafre e a rúcula são alguns dos vegetais ricos em vitaminas A e C e em substâncias chamadas sulforafanos, com ação anti-inflamatória e antioxidante.
5. Chocolate amargo
Embora não seja um alimento in natura, o chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau é rico em flavonóides, catequinas e epicatequinas, prevenindo doenças por sua ação anti-inflamatória.
Comentários