MINHA CASA MINHA VIDA

NOVO MINHA CASA MINHA VIDA volta em 2023? Veja como vai funcionar programa habitacional

A área da habitação foi o segundo programa mais beneficiado com a PEC da Transição

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/12/2022 às 11:48 | Atualizado em 25/12/2022 às 11:48
Notícia
Reprodução/TV Jornal
O jornalista Marcílio Albuquerque e família aprovam condomínio do Minha Casa Minha Vida - FOTO: Reprodução/TV Jornal

O programa de política habitacional Minha Casa Minha Vida vai privilegiar famílias de baixa renda no Governo Lula.

São elegíveis para o programa famílias com uma renda mensal de até R$2.400.

O programa voltará a ter esse nome depois de ter sido rebatizado de Casa Verde e Amarela durante a gestão Jair Bolsonaro.

De acordo com informações de O Globo, ações como reformas de residências, urbanização de favelas, facilitação de fincanciamento e construções próximas ao centro serão ações da nova política.

A área da habitação foi o segundo programa mais beneficiado com a PEC da Transição, ficando atrás apenas para o Bolsa Família no Orçamento de 2023.

O objetivo é redirecionar o programa para famílias mais pobres, aquelas em déficit habitacional, com foco nas famílias que contam com renda inferior a R$2.400 e não têm condições de tomar um financiamento.

O governo irá retomar a construção de casas para essas famílias com prestações simbólicas.

Lula deverá editar medida provisória nos primeiros dias de sua gestão, para recuperar a marca Minha Casa Minha Vida e reativar o Ministério das Cidades, que foi extinto por Bolsonaro.

Planos na área de habitação

Reforma de residências

O novo governo quer ajudar famílias pobres a reformar moradias com financiamento da compra de material de construção em áreas legalizadas, o que demandará parcerias com estados e prefeituras.

Urbanização de favelas

Entre os planos para o programa de habitação está agregar regularização fundiária e projetos de urbanização de favelas, como os realizados em governos petistas na Rocinha e em outras comunidades do Rio.

Moradias em centros urbanos

A recuperação de imóveis públicos abandonados nos grandes centros e a construção de novos projetos em terrenos privados vazios em regiões com infraestrutura será uma diretriz da nova política.

Leia mais em O Globo

Comentários