JANEIRO ROXO

HANSENÍASE: Entenda do que se trata a doença que será destaque na campanha do 'Janeiro Roxo' no CONGRESSO NACIONAL

Janeiro é o mês de combate a hanseníase

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 04/01/2023 às 10:22 | Atualizado em 04/01/2023 às 10:29
Notícia
Reprodução/ Internet
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria - FOTO: Reprodução/ Internet

No último dia 03/01, foi anunciado que Congresso Nacional será iluminado de roxo em campanha pela conscientização da hanseníase. 

A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e de tratamentos precoces. Além de divulgar as opções terapêuticas disponíveis, visto que a doença tem cura e o tratamento é fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Anteriormente chamada de 'lepra', a hanseníase é uma doença infecciosa que carrega ainda muitos estigmas, Entenda abaixo:

O QUE É HANSENÍASE?

Também chamada de 'Lepra', a hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae). 

Manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos são as principais marcas da hanseníase,  o que diminui a sensibilidade do paciente à dor, toque e calor. 

As partes do corpo mais afetadas pela doeça são: os olhos, as mãos e os pés, contudo, as feridas também podem aparecer no rosto, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

HANSENÍASE É CONTAGIOSA?

Sim, a trasmissão da doença se dá por meio do contato com as secreções da pessoa contaminada, logo, é contagiosa. Porém, hanseníase tem cura, fcom tratamento sendo fornecido pelo SUS, inclusive. 

SINTOMAS DA HANSEÍASE:

Os principais sintomas da doença são:

  • Inchaço da região;
  • Perda da força nos músculos inervados por estes nervos afetados, principalmente nos olhos, braços e
  • pernas.
  • Perda da capacidade de suar;
  • Pele ressecada;
  • Perda da sensibilidade e dormência;
  • Lesões e feridas na planta dos pés;
  • Lesões no nariz;
  • Lesão dos olhos pode causar cegueira;
  • Paralisia dos braços ou pernas;
  • Impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.

É importante informar que os sintomas da hanseníase podem demorar anos para a aparecer, pois dependem da resposta imune do paciente e do eridoso de incubação da bactéria.

Contudo, caso apresnete algum sintome, é aconselhado consultar um médico.

MEDICAÇÃO PARA HANSENÍASE:

O tratamento da hanseíese é feito com o uso de antibióticos. A medicação deve ser tomada assim que surgem os primeiros sintomas da doença, sendo mantida ainda por alguns meses.

Com tudo, o tratamento deve ser sempre bem orientado, sendo aconselhado ir num posto de saúde ou no centro de tratamento de referência, pelo menos 1 vez por mês, ou seguindo as orientações do médico, pra que possa ser avaliado o efeito do medicamento no paciente.

Os antibióticos podem interromper o avanço da doença, conto, a cura só é alcançada após longos períodos com a medicação, geralmente entre 6 meses a 2 anos, a depender do paciente.

INFECÇÕES BACTERIANAS são a segunda principal causa de mortes no mundo

*Com informações da TUA SAÚDE

 

Comentários