Os moradores da cidade de Vicência, na Zona da Mata de Pernambuco, foram surpreendidos na tarde dessa quarta-feira (19) por um princípio de tornado.
Isso porque, próximo à região montanhosa da cidade, uma nuvem funil — que tem a mesma característica de um tornado — se formou no céu, gerando preocupação.
Nas imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver a formação do fenômeno meteorológico, que chamou a atenção de quem observava. Continue lendo a matéria e veja o momento.
PRINCÍPIO DE TORNADO EM PERNAMBUCO
O fenômeno coincide com as chuvas de intensidade moderada registradas nos últimos dias em diversas cidades de Pernambuco.
Segundo Ailton Dias, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno raro registado no interior do Estado trata-se de uma nuvem funil.
"Esse fenômeno acontece quando tem uma diferença grande da temperatura do solo em relação ao céu. Com isso, forma-se essa nuvem funil que possui as mesmas características do tornado. A diferença é que a nuvem funil não toca o chão", explicou o meteorologista em entrevista ao JC.
Ainda de acordo com o especialista, apesar de assustar, esse fenômeno não representa risco para a população.
Ele conta também que a velocidade do vento na parte superior da nuvem funil pode chegar a 80 km/h.
"Como os ventos fortes se concentram lá em cima, não proporciona tantos riscos para a população", declarou Ailton Dias.
Segundo especialistas, a nuvem em funil indica a formação de um tornado ou uma tromba d'água, que ocorre sobre uma superfície de água.
Desta maneira, o que foi visto em Vicência não se trata desses fenômenos em si, dado ao fato de que só pode ser considerado tornado ou tromba d'água quando o funil se toca a superfície da terra ou da água.
TORNADO EM PERNAMBUCO? Não é bem assim; veja vídeo do momento
ALERTA DE CHUVAS EM PERNAMBUCO
A Apac emitiu um alerta nessa quarta (18), prevend "chuvas com intensidade moderada da noite da quarta-feira, dia 18 de janeiro de 2023, até as 18h de quinta-feira, dia 19 de janeiro, no Grande Recife e na Zona da Mata Norte".
"Instabilidades oriundas do oceano estão causando chuvas de intensidade moderada, mas há previsão de continuidade dessas chuvas, com possibilidade de intensificar durante a madrugada e primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19) e redução no período da tarde", diz o alerta.
Comentários