PISO SALARIAL

PISO DA ENFERMAGEM HOJE: Reunião de ministra da saúde com entidades deve ocorrer no fim de semana, após a entrega dos relatórios sobre o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Confira as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 25/01/2023 às 5:05 | Atualizado em 25/01/2023 às 9:48
Freepik
MP que aponta as fontes de custeio foi entregue na semana passada ao Ministério da Saúde; entidades considera a medida insuficiente para sanar problemas do piso salarial da enfermagem. - FOTO: Freepik

O piso da enfermagem vem enfrentando bloqueios que impedem a sua implementação desde que foi proposto, em meados 2022.

A atual ministra da saúde, Nísia Trindade, assumiu um compromisso com a categoria, promovendo encontro com entidades e autoridades sindicais para debater a implementação do piso.

Entre as medidas estabelecidas pela chefe da pasta, esta a criação de um grupo interministral para debater a viabiliadade do pagamento do piso que devem ser entregues no próximo dia 27. Veja mais abaixo:

PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Ministra da Saúde deve se reunir novamente com enfermagem para debater o piso

Na próxima sexta-feira (27), o Ministério da Saúde deverá se reunir mais uma vez com entidades relacioandas a categoria da enfermagem para debater a aplicação do piso salarial enfermagem.

O encontro é uma continuação das medidas tomadas pela pasta, logo após a criação de um grupo interministral, para debater a viabilidade do pagamento do piso.

A expectativa que o relatório sobre a aplicação da lei seja feito logo em seguida, em conjunto com entidades ligadas à classe enfermeira.

Na última quinta-feira (19), a chefe da pasta, Nísia Trindade, se reuniu com lideranças da enfermagem, além de parlamentares ligados à área.

Segundo a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, existe uma perspectiva positiva de que o impasse para implementação do piso salarial enfermagem seja solucionado:

“A reunião foi muito produtiva e saímos com grandes expectativas de que o governo federal solucione o pagamento do piso. Estaremos dialogando e cobrando diariamente. A enfermagem terá sua merecida valorização”, disse.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: Medida provisória pode ser a solução para reajuste dos enfermeiros ser implementado

De acordo com um comentário de Ana Paula, vereadora de Fortaleza pelo PDT, ao Jornal O Povo, o Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Saúde deverá propor uma medida provisória para aplicar o piso salarial da enfermagem.

Segundo a vereadora, a MP tem como objetivo auxiliar no direcionamento dos recursos para que o piso salarial enfermagem seja devidamente financeado.

“Essa medida provisória faz o desenho do repasse para os estados e os municípios, dentro do que foi proposto pela emenda constitucional nº 127/2022, aprovada ainda no ano passado”, disse a vereadora.

Além disso, Ana Paula também detalhou o que seriam os próximos passos, logo após a criação da Medida, falando a sua perspectiva de prazo para que o piso finalmente entre em vigor.

“Após a publicação em Diário Oficial, essa medida provisória segue para o Congresso Nacional, onde será a aprovação tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, para poder iniciar o repasse para os estados e municípios”, disse Ana Paula.

“Acreditamos que, no mais tardar, no final de fevereiro a gente tenha o ordenamento e o desenho desses repasses todos organizados”, completou.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Prefeituras devem começar a pagar novo reajuste dos enfermeiros em 2023

Ascom/Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)
Cofen divulga nota oficial sobre paralisação da enfermagem - FOTO:Ascom/Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)