FGTS

SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS 2023 VAI ACABAR? Entenda a fala do ministro de Lula

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho afirma que adesões poderão ser suspensas pois "enfraquecem o fundo para investimento para gerar emprego"

Bianca Tavares
Bianca Tavares
Publicado em 24/01/2023 às 14:38
Notícia
AGÊNCIA BRASIL
Governo Lula está envolvido em uma polêmica em relação ao FGTS - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Novos pedidos de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devem ser suspensos a partir de março desse ano.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho afirmou à GloboNews que participará da reunião do Conselho Curador no dia 21 de março para um debate mais aprofundado do tema.

O QUE É O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS?

O Saque-Aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. Aqueles que optam por não depositar esse valor, permanecem no Saque-Rescisão

POR QUE O SAQUE-ANIVERSÁRIO VAI SER SUSPENSO?

Segundo o ministro, há uma reclamação constante referente a aplicação do saque. Os trabalhadores que optam pelo saque aniversário do FGTS podem ficar com os valores retidos por dois anos em caso de demissão do emprego.

Essa ação pode implicar em dificuldades pela quantidade reduzida de recursos para investimentos, incluindo na realização de empréstimos. Os contratos que já estão em vigor não serão prejudicados com as novas medidas.

"Devermos acabar com esse formato de saque aniversário. Os contratos que existem, não vamos criar distorção", afirmou Marinho. 

Comentários