Violência

Veja o que se sabe sobre o caso da estudante de jornalismo que foi estuprada e teve pescoço quebrado em calourada na UFPI

O suspeito de cometer o crime é um estudante de mestrado em matemática de 28 anos

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 30/01/2023 às 15:15 | Atualizado em 30/01/2023 às 15:19
Notícia
REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
Estudante foi encontrada morta no câmpus da UFPI - FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

Um caso que ocorreu no último final de semana em uma instituição de ensino superior do Piauí chocou todo Brasil.

Uma estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi morta durante uma calourda na própria unidade.

Janaína da Silva Bezerra foi morta na última sexta-feira (27). O suspeito de cometer o crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, que foi preso no dia seguinte.

Estudante de fisioterapia é morta com tiros na cabeça dentro de casa na frente de filho e sobrinha

A vítima chegou a ser socorrida para um hospital de Teresina, mas já chegou na unidade de saúde sem vida. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. Ocorria uma calourada em um lugar próximo no momento.

Reprodução/Redes Sociais
Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta durante calourada na UFPI - Reprodução/Redes Sociais

LOCAL DO CRIME

No local do crime foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue que foram apreendidos pela polícia.

O suspeito possuía as chaves da sala.

"As chaves ficam com os funcionários, mas alguns estudantes, por morarem longe e no outro dia ter que fazer um trabalho, ter que utilizar o computador, às vezes utilizam a sala. No caso, o agressor tinha a chave da sala. Mas, em geral, não é uma política adotada", informou um representante do Diretório Central dos Estudantes, Fábio Andrade ao G1.

Ainda conforme a polícia, um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem. Ela teria sido estuprada e tido o pescoço quebrado.

CAUSA DA MORTE

O Instituto de Medicina Legal (IML) emitiu uma declaração de óbito em que aponta que a causa da morte da estudante foi trauma raquimedular por ação contundente, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte.

Isso quer dizer que Janaína teve o pescoço quebrado.

A VÍTIMA

Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, era estudante do curso de Jornalismo na UFPI.

Ela entrou na universidade no segundo semestre de 2020.

Uma parente da vítima contou, em entrevista ao G1, que ela era uma jovem estudiosa e tinha o sonho de escrever um livro.

“Era muito estudiosa. Só vivia pra estudar. Gostava muito de ler, falava que um dia iria escrever um livro. Assim que entrou na universidade, precisava muito de um computador e, sem ter condições, começou a fazer bolos no pote pra vender e conseguir comprar”, contou.

O SUSPEITO

Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, era estudante do mestrado em matemática da UFPI.

"O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse 'ei, o que tá acontecendo aí?' e o rapaz disse 'minha amiga passou mal, tô levando pro hospital'. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital", contou o delegado.

*Com informações do G1

Comentários