ANVISA

POMADA para CABELO causa CEGUEIRA TEMPORÁRIA; Dê sua opinião na ENQUETE

Várias empresas, segundo a Anvisa, têm produtos que podem causar problemas graves aos olhos

Jessica Machado
Jessica Machado
Publicado em 07/02/2023 às 10:29 | Atualizado em 07/02/2023 às 10:36
Notícia
Imagem/ Dr. Gerson Nóbrega, Dr. Filipe Nóbrega e Dra Analivia Oliveira
Olho de paciente lesionado após uso de pomada modeladora - FOTO: Imagem/ Dr. Gerson Nóbrega, Dr. Filipe Nóbrega e Dra Analivia Oliveira

Carnaval chegando, os planos para mudança do visual já fazem a cabeça dos pernambucanos. Fantasia, glitter, penteados, tudo é pensado nos mínimos detalhes. O grande problema é quando isso se torna uma verdadeira dor de cabeça. Ou melhor, nos olhos. 

Nos últimos dias, oftalmologistas de todo o Brasil têm relatado um aumento no número de casos que associam graves prejuízos oculares, incluindo cegueira, ao uso de pomadas para cabelo utilizadas para modelar e fixar penteados. 

Só no domingo (5), as emergências da Fundação Altino Ventura (FAV), no Iputinga, Zona Oeste do Recife, e do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), na Ilha do Leite, área central, atenderam, juntas, cerca de 100 mulheres com dor e irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar.

Entre as pacientes que foram à FAV com lesão nos olhos, está a operadora de caixa Marcela Carolino Machado, de 39 anos.

"Fiz o penteado para ir a um bloco de Carnaval, e a pessoa que fez até comentou que eu tivesse cuidado ao lavar o cabelo, para não cair (o produto) nos olhos, como qualquer outro penteado. Quando começou a chover no sábado, a maquiagem e o produto do cabelo escorreram para os olhos", conta Marcela.

POMADAS DE CABELO PROIBIDAS PELA ANVISA: VEJA LISTA

Várias empresas, segundo a Anvisa, têm produtos que podem causar problemas graves aos olhos. Clique aqui para ver a lista.

Comentários