Saúde

VACINA PARA DENGUE é aprovada pela Anvisa, saiba quem pode tomar

Anvisa aprova vacina para dengue e pode ser aplicado em quem já teve ou não contato com a doença

Luana Simões
Luana Simões
Publicado em 03/03/2023 às 9:36 | Atualizado em 03/03/2023 às 9:36
Notícia
INSTITUTO BUTANTAN/DIVULGAÇÃO
Em andamento desde 2016, a fase 3 do estudo da vacina contra dengue envolve 16.235 voluntários de 2 a 59 anos, avaliados por 16 centros de pesquisa de diferentes regiões do País - FOTO: INSTITUTO BUTANTAN/DIVULGAÇÃO

Na quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue.

O registro da nova vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, ou seja, garante uma ampla proteção. A vacina é Qdenga (TAK-003) da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda.

Vale ressaltar que é o primeiro imunizante liberado no Brasil para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue, mas ele também poderá ser aplicado em quem também já teve a enfermidade.

Ou seja, a vacina pode ser tomada tanto por quem já teve dengue, quanto por quem nunca teve a doença.

NOVA VACINA CONTRA DENGUE

Segundo a Anvisa, a nova vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, ou seja, é indicada para uso pediátrico até adulto. Ela é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Caso o Ministério da Saúde decida por sua incorporação, a vacina estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como comercializada na rede privada.

Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Esse imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue.

Ou seja, essa vacina era recomendada para proteger contra uma segunda manifestação da doença, que pode se apresentar de maneira mais forte e perigosa.

EFICÁRIA DA NOVA VACINA DA DENGUE

A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, randomizado e controlado por placebo.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Em dezembro de 2022, a agência sanitária europeia European Medicines Agency também autorizou o uso dessa nova vacina da dengue na União Europeia.

ASSISTA: COMO FUNCIONAM AS VACINAS?

Comentários