uma por uma

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Quase 40 mulheres mortas em Pernambuco em 2023

A TV Jornal vem acompanhando os crimes de violência contra mulheres em Pernambuco

Analu Pereira
Analu Pereira
Publicado em 07/03/2023 às 19:26 | Atualizado em 13/03/2023 às 18:20
Notícia
REPRODUÇÃO/TV JORNAL
Daniele Salustiano Nascimento era estudante de fisioterapia e foi assassinada em janeiro - FOTO: REPRODUÇÃO/TV JORNAL

A um dia da comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a estatística de crimes violentos contra elas, em Pernambuco, só faz crescer. De acordo com apuração da TV Jornal, foram quase 40 mulheres mortas em 2023.

A vítima mais recente foi a merendeira Vanda Maria de Melo, de 35 anos, encontrada morta com golpes de faca, na segunda-feira (6), em um sítio localizado na zona rural da cidade de Passira, no Agreste de Pernambuco.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio porque a vítima teria saído de casa, no município de Gravatá, também no Agreste, acompanhada do ex-companheiro depois de sofrer ameaças.

Na primeira semana de março, outro caso de feminicídio foi registrado. Antonelly Maria da Silva, de 18 anos, e o filho de 3 anos foram mortos dentro de casa na Vila Brasil, no município de Pombos, no Agreste.

Os corpos das vítimas foram encontrados com sinais de asfixia por estrangulamento.

De acordo com a polícia, o suspeito é o companheiro de Antonelly e pai da criança, Ronivon Paulo da Silva, de 30 anos. Ele foi preso no momento em que embarcava na rodoviária de Gravatá quando tentava fugir logo após cometer o crime.

“Mulheres são mortas a tiros por serem mulheres. O feminicídio é um terror presente na vida das mulheres e, infelizmente, todos os meses ficamos sabendo de casos brutais. A presença das armas de fogo em contextos de violência doméstica incrementa o risco para as vítimas”
Ana Maria Franca, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco

Já na Região Metropolitana do Recife, duas mulheres foram vítimas da violência urbana, na Vila Holandesa, em Moreno.

Jayne Stefane Conceição da Silva, de 19 anos, e outra jovem identificada apenas como Erica, de 20 anos, foram assassinadas a tiros. De acordo com a polícia, Jayne teria sido morta por engano.

Já na casa de Erica, policiais encontraram uma arma calibre 38, munições e uma balança de precisão. Segundo as investigações, o companheiro dela está preso pelo crime de tráfico de drogas.

A Polícia Civil não descarta a possibilidade da execução ter ligação com grupos rivais ligados ao tráfico. Os suspeitos que praticaram o duplo homicídio ainda não foram localizados.

FEVEREIRO

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) apontam que em fevereiro de 2022, a polícia registrou 18 mulheres assassinadas por crimes violentos, destas, 3 foram por crime de feminicídio.

Já no mesmo período deste ano, apesar dos números ainda não terem sido consolidados, foram registrados pelo menos 11 crimes contra mulheres.

No dia 5, a vítima foi Edilene Belarmina da Silva, de 27 anos. Ela foi assassinada com vários tiros na Rua Projetada, no bairro de Garapu, no Cabo de Santo Agostinho.

De acordo com a polícia, a vítima ainda tentou correr, mas foi alcançada pelos criminosos. A motivação e autoria estão sendo investigadas pelos policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o DHPP.

JANEIRO

A SDS divulgou que, somente em janeiro de 2023, 22 mulheres foram brutalmente assassinadas, sendo 5 crimes de feminicídios. Em 2022, Pernambuco registrou 72 feminicídios, dos quais 7 ocorreram em janeiro.

Em 20 de janeiro, um crime chocou a cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. A estudante de fisioterapia Daniele Salustiano Nascimento, de 30 anos, foi assassinada com disparos na cabeça, no bairro da Boa Vista.

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que os suspeitos entraram na casa da vítima minutos antes do crime. Duas semanas depois da execução, um homem de 28 anos foi preso suspeito de envolvimento em Caruaru, no Agreste.

Na casa do homem, foi encontrada a arma de fogo utilizada no crime e munições. A polícia continua investigando a motivação do assassinato.

 

 

Arte/NE10
Projeto Uma Por Uma - Arte/NE10

Citação

“Mulheres são mortas a tiros por serem mulheres. O feminicídio é um terror presente na vida das mulheres e, infelizmente, todos os meses ficamos sabendo de casos brutais. A presença das armas de fogo em contextos de viol&

Ana Maria Franca, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco

Comentários