Neste sábado, o presidente Lula atendeu uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a troca de comando no Metrô do Recife. PT e PC do B faziam articulações para assumir a estatal federal, mas foram surpreendidos pela articulação do Centrão.
Ao se aproximar dos 100 dias de gestão, sem maioria na Câmara dos Deputados, o presidente Lula atende a uma demanda do Centrão, abrindo espaços no segundo escalão.
No cargo, assume a Superintendência da Regional de Recife o funcionário de carreira, Dorival Martins, eletrotécnico da CBTU, com pós-graduação em gestão pública.
A nomeação foi revelada pelo Blog de Jamildo, com exclusividade.
Junto com ao nome do novo superintendente, foram também indicados os nomes de outros funcionários de carreira, como eletrotécnico José Inocêncio, para chefia de Gabinete.
O engenheiro de manutenção Adalberto Nunes passará a responder pela Gerência Regional de Manutenção- GIMAN; e o eletrotécnico com pós-graduação em gestão pública, Sávio Marcos, responderá pela Gerência Regional de Operação (GIOPE).
As nomeações foram feitas por José Marques de Lima, Diretor Presidente da CBTU e nome ligado unbilicalmente ao alagoano Arthur Lira.
PT e PC do B faziam articulações para assumir a estatal federal, mas José Marques de Lima faz parte do Grupo de Arthur Lira e deve continuar diretor presidente da CBTU.
Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que sai do comando da estatal, é ligado a Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão e candidato derrotado ao governo do Estado.