Eleições 2024

Anderson Ferreira agora emplaca advogado pessoal na secretaria de Justiça de Raquel Lyra

Os dois aliados começaram a pré-campanha juntos, em 2022, mas depois se separaram, ao menos oficialmente

JAMILDO MELO
JAMILDO MELO
Publicado em 20/03/2023 às 13:52
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Raquel Lyra e Anderson Ferreira no lançamento do Levanta Pernambuco, em outubro - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A movimentação de aliança entre Raquel Lyra e Anderson Ferreira está relacionada com as eleições municipais de 2024.

A jogada combinada com Anderson Ferreira pode ser interpretada como uma resposta a João Campos, que já havia se movimentado chamando o PT de volta e tendo que dobrar a língua, depois de ter dito antes que não daria emprego aos petistas na PCR.

A movimentação também ocorre logo depois do grupo dos coelhos usar blogs e colunistas locais para mandar o recado de que poderia rumar com João Campos. Raquel Lyra esnobou o gestor de Miguel Coelho e não abriu espaço no governo para a família de Petrolina. Ao contrário, meteu no governo Guilherme Coelho, adversário de FBC e os filhos novamente.

Conforme revelou o blog de Jamildo, com exclusividade, nesta segunda, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, está com o prestígio em alta com a governadora Raquel Lyra, após a campanha estadual de 2022, onde foram adversários políticos, ele como o representante oficial do bolsonarismo no PL. Depois de ir ao segundo turno, Raquel Lyra acabou recebendo os votos dos bolsonaristas, na disputa com Marília Arraes, do Solidariedade.

Depois de emplacar o primo no comando do Detran de Pernambuco, saído do Metrô do Recife, neste final de semana, Anderson Ferreira acaba de emplacar um dos seus advogados pessoais, Anselmo de Araujo Lima, como secretário-executivo de Justiça do Estado, na gestão Raquel Lyra.

A ligação é pública. No ano passado, por exemplo, o nome do advogado aparece em uma representação de Anderson Ferreira contra Raquel no TRE de Pernambuco.

"Se havia alguma dúvida se o Governo de Raquel Lyra é bolsonarista, deixou de existir nesse fim de semana", afirmam interlocutores da cena política local, avaliando as movimentações mais recentes.

"Os incrédulos acharam pouco ela ter entregue a Secretaria de Educação, maior orçamento do Estado a uma bolsonarista militante"

"A postura isolada de Anderson"

"Anderson Ferreira fechou com Raquel Lyra sem ouvir nenhum dos quatro deputados federais do PL nem qualquer um dos cinco estaduais do Partido. Uma decisão isolada que demonstra falta de habilidade política. Nenhum deputado está com eles, mas ninguém vai assumir essa critica publicamente", afirmou uma fonte bolsonarista.

Na campanha, o grupo mais radical de bolsonaristas pegou no pé da candidata para que ela declarasse voto no presidente, mas a estratégia foi manter a postura dúbia, para angariar votos dos dois lados do campo político. Acabou dando certo, para ela.

Metrô do Recife poupado na campanha estadual de 2022

No sábado, o Blog de Jamildo revelou em primeira mão a operação de transferência de um aliado do ex-prefeito Anderson Ferreira no comando do Metrô do Recife (Metrorec) para a presidência do Detran de Pernambuco, no governo Raquel Lyra. A movimentação deixou mais explicita a nova aliança entre o candidato derrotado ao governo de Bolsonaro e a governadora eleita.

Nas eleições estaduais, já chamava a atenção dos meios políticos que Raquel Lyra fazia de tudo e não criticava o Metrô do Recife nem sua gestão pelo sucateamento, ou mesmo o governo federal. As críticas eram direcionadas ao ex-governador Paulo Câmara, que não tinha qualquer comando sobre a estatal federal.

Neste início de gestão, a parceria entre Raquel e Anderson não deixou de receber críticas na própria direita, uma vez que sinaliza para uma movimentação conjunta nas eleições de 2022. Nada impede que sejam assimiladas mais tarde, com novas composições, ao que parece.