RECADASTRAMENTO

Governo PRORROGA PRAZO PARA RECADASTRAMENTO DE ARMAS 2023; veja nova data

RECADASTRAMENTO DE ARMA DE FOGO 2023: saiba até quando pode fazer o cadastro

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes
Publicado em 29/03/2023 às 11:37
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
DISCURSO Bolsonaro disse que vai liberar armas para CACs porque se sente bem ao lado de um povo bem armado - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

O Governo Federal decretou a prorrogação do prazo de recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) para o dia 3 de maio de 2023. O prazo para cadastro se encerraria na próxima quinta-feira (30).

O decreto nº 11.455 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), assinado pelo presidente Lula (PT).

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, justificou que a prorrogação tem o objetivo de "melhorar adequação da Polícia Federal no recadastramento".

Segundo o órgão, a ampliação permitirá uma “melhor exequibilidade da política pública, na medida em que as peculiaridades de cada local poderão ser levadas em consideração”.

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas originalmente cadastradas nos sistemas oficiais.

"aqueles que diziam que nós queríamos fazer o recadastramento para confiscar armas, na verdade estamos contribuindo para que pessoas que estavam na ilegalidade venham para a luz da lei. Concluindo o recadastramento, vamos finalizar a nova regulamentação e apresentar ao presidente Lula", afirmou o ministro durante sessão na Câmara dos Deputados, ontem.

No último balanço divulgado pelo Governo Federal, 81% das 762.365 armas de CACs, registradas no Sigma, haviam sido recadastradas na Polícia Federal.

Sinarm e Sigma

O Sinarm é o sistema da Polícia Federal para registro de armas de uso permitido de civis. A plataforma concentra dados de armas mantidas por empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte.

Já o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas) pertence ao Exército Brasileiro, e registra as armas dos chamados CACs: colecionadores, atiradores e caçadores.

O recadastramento do pelo Governo Federal exige que todas as armas de uso permitido ou restrito devem ser cadastradas no Sinarm, mesmo que já estejam registadas em outros sistemas.

Ou seja, o recadastramento deve ser feito especialmente pelos CACs.

Os proprietários que não desejarem mais manter a propriedade de armas poderão entregá-las em um dos postos de coleta da Campanha do Desarmamento, autorizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, até dezembro de 2023.

Como cadastrar arma do Sigma no Sinarm

O cidadão que possuir arma compatível com a necessidade de recadastramento, deve acessar este link, do Governo Federal, para fazer o procedimento.

O cadastro deve ter, ao menos, a identificação da arma, a identificação do proprietário, com nome, inscrição no CPF ou CNPJ, endereço de residência e do acervo.

Aqueles que possuírem arma com calibre restrito deverão agendar o comparecimento em uma delegacia de Polícia Federal para apresentar sua arma para conferência quanto à regularidade da posse da arma.

De acordo com o ministro Flávio Dino, a conclusão do cadastramento abre espaço para apresentação de um novo decreto, com regras sobre aquisição de armas, obtenção de posse ou porte e funcionamento de clubes de tiro.