SEGURANÇA

Alvo de ameaças, Universidade Católica de Pernambuco identifica suspeitos de espalhar fake news

Unicap havia recebido ameaças no começo da semana

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 12/04/2023 às 8:03 | Atualizado em 12/04/2023 às 20:28
Notícia
JAILTON JR./JC IMAGEM
Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco, bastante frequentada pelos alunos de graduação, pós, MBA, LLM, mestrado e doutorado. - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Em meio aos recentes casos de ataques a instituições de ensino do Brasil, escolas e universidades de Pernambuco receberam ameaças de atentados em suas instalações.

Neste cenário, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi uma das instituições alvo de ameaças e, por isso, passou a monitorar todos os cenários e reforçou, por meio de nota, que oferece um ambiente seguro aos estudantes.

O trabalho de monitoramento da instituição, felizmente, levou a Unicap a identificar "pessoas que podem ser as responsáveis pela difusão dos conteúdos” com ameaças ao seu campus e a solicitar às autoridades medidas a respeito.

A universidade reforçou ainda a necessidade de seus estudantes utilizarem corretamente as catracas de acesso e sinalizarem qualquer situação anormal aos funcionários do local.

FAKE NEWS

Em outra nota, a Unicap recomendou que "não sejam compartilhados conteúdos ou notícias falsas que inclua informações ou motivações relacionados a atos extremos de violência, a fim de não repercutir qualquer valorização do terror."

"Solicitamos que sejam observadas as orientações para o correto uso das catracas de acesso, bem como comunicada às instâncias administrativas e de gestão da Unicap qualquer situação de aparente risco, inclusive às suas equipes de segurança, evitando a disseminação de medo", diz trechos do comunicado. 

ATAQUES EM ESCOLAS

Há uma semana, um adolescente matou uma professora e feriu outros colegas de sala em um colégio em São Paulo. Após este episódio, um homem invadiu uma creche, em Blumenau-RS, e matou quatro crianças.

Nessa segunda-feira (10), em Manaus, um adolescente feriu superficialmente uma professora e dois outros adolescentes. Na manhã desta terça (11), uma outra tentativa de ataque foi registrada em Goiás. Outro adolescente de 13 anos deixou três alunos feridos.

Os veículos do Sistema Jornal do Commercio, diante de episódios de ameaças e ataques envolvendo escolas, adotarão os cuidados recomendados pela polícia e especialistas de não dar publicidade a nomes e condutas de infratores.

Comentários