TRAGÉDIA

LAR PAULO DE TARSO: veja estado de saúde das crianças atingidas por incêndio; vítimas ficaram encurraladas e gritaram por socorro

Havia 17 crianças no abrigo, com idades entre de 2 e 11 anos; ao menos três morreram

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 14/04/2023 às 10:41 | Atualizado em 14/04/2023 às 12:02
Welington Lima/JC
Incêndio atinge Lar Paulo de Tarso; ao menos três crianças morreram - FOTO: Welington Lima/JC

Tragédia no Recife.

Aproximadamente às 4h20 da madrugada desta sexta-feira (14), um incêndio tomou conta do abrigo temporário de crianças e adolescentes Lar Paulo de Tarso.

A instituição está localizada no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife.

Segundo informações de testemunhas, as crianças ficaram encurraladas e gritavam por socorro. Foram os próprios vizinhos que começaram a socorrer as vítimas, antes da chegada do resgate.

O INCÊNDIO

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou a se espalhar em uma sala com dispositivos eletrônicos e alastrou-se para o terraço, sendo controlado por volta das 6h da manhã.

As crianças que estavam nos quartos inalaram fumaça tóxica. No primeiro dormitório, as vítimas foram retiradas por uma janela. No segundo, houve mais dificuldade.

MORTES CONFIRMADAS

Ao todo, 19 pessoas - sendo 17 crianças e dois adultos - precisaram de atendimento médico.

Até o presente momento, quatro mortes foram confirmadas. Desse total de vítimas, três são crianças - duas meninas e um menino.

LAR PAULO DE TARSO

Fundado em 1991, o Lar Paulo de Tarso acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade - que foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e Juventude.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, um garoto e uma cuidadora, que não tiveram nomes e idades informados, morreram no local devido à gravidade do incêndio.

Outros dois infantes vieram a óbito a caminho do hospital.

O fogo atingiu, principalmente, a sala e o terraço. Os quartos não foram atingidos pelo fogo, mas sim pela fumaça extremamente tóxica", informou o supervisor de Operações dos Bombeiros Lamartine Melo.

12 viaturas estiveram no local para prestar socorro, e o Instituto de Criminalística (IC) ainda irá avaliar as circunstâncias do ocorrido.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por tv jornal | SBT (@tvjornalsbt)

VIZINHOS ESCUTARAM GRITOS DE SOCORRO

"Não me deixa morrer, tia", foi uma das frases escutadas por Suelen Barbosa, vizinha do abrigo.

A atual empresária já atuou como socorrista e disse não ter visto nada igual.

"As crianças estavam agonizando e virando os olhos. Estavam queimadas. Foi uma cena de terror",
contou Suelen emocionada.

Outras testemunhas informaram que ouviram gritos de socorro por volta das 2h30 da madrugada.

Após a retirada de todas as vítimas da instituição, pessoas que estavam no local fizeram uma roda de oração e de apoio.

"Arrombei a porta e me deparei com uma criança pedindo socorro na janela. Nós serramos a grade da janela e fomos fazendo o que podíamos até o Corpo de Bombeiros chegar", conta o vizinho e eletroténico Arthur Fagner.

WELINGTON LIMA
Incêndio atinge o Lar Paulo de Tarso - WELINGTON LIMA

"Tinha muita fumaça, e a maioria das crianças estava desacordada. Estava tudo trancado", complementa Arthur.

ESTADO DE SAÚDE DAS CRIANÇAS

A nota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) informa que oito crianças foram conduzidas para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. Duas delas não resistiram e faleceram durante o trajeto.

Outras quatro crianças foram levadas para a UPA da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

De acordo com o Hospital da Restauração (HR), sete crianças estão entubadas. Apenas uma segue na Unidade de Queimados.

O diretor do Hospital da Restauração (HR), Petrus Andrade de Lima, concedeu uma entrevista à equipe da TV Jornal e informou que quatro crianças estão em ventilação mecânica assistida.

Outras cinco aguardam para serem transferidas para a UTI - Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, as que não necessitam de cuidados intensivos foram encaminhadas à Unidade de Queimados.

Todos os profissionais da Pediatria encontram-se na Emergência para conceder os cuidados necessários às vítimas.

LUTO

Após a tragédia, o prefeito do Recife, João Campos, se solidarizou através das redes sociais.

"O momento é de dor e de solidariedade. Desde cedo, nossas equipes, num trabalho integrado de várias secretarias, coordenam o suporte às vítimas do incêndio ocorrido no Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep", escreveu.

NOTA

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 4h20 desta sexta-feira (14) para combater um incêndio no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso, localizado na Rua Jerônimo Heráclio, n° 479, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Foram enviadas ao local 12 viaturas com equipes de resgate, incêndio e salvamento para prestar socorro.

Sete vítimas foram socorridas pelas equipes dos bombeiros e oito pelo SAMU (duas delas entraram em óbito no percurso). No local, outras duas vítimas já se encontravam sem vida, sendo uma mulher e uma criança do sexo masculino. Totalizando quatro óbitos confirmados. O Instituto Criminalista se encontra no local.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco informa que fará tudo que estiver ao seu alcance para amenizar os sofrimento das vítimas dessa tragédia no Lar Paulo de Tarso.

O TJPE está, nesse momento, elaborando campanha para doação de alimentos, remédios, roupas, brinquedos e material de construção. Também prestará apoio psicológico às vítimas e ajudará na retirada da segunda via de documentos. O momento é de dor, mas também de ações urgentes e de muita união.

*Matéria em atualização.

Citação

"As crianças estavam agonizando e virando os olhos. Estavam queimadas. Foi uma cena de terror",

contou Suelen emocionada.
WELINGTON LIMA
Incêndio atinge o Lar Paulo de Tarso - FOTO:WELINGTON LIMA
WELINGTON LIMA
Incêndio atinge o Lar Paulo de Tarso - FOTO:WELINGTON LIMA
WELINGTON LIMA
Incêndio atinge o Lar Paulo de Tarso - FOTO:WELINGTON LIMA