INSS

REVISÃO PROVA DE VIDA INSS: Novos pagamentos do INSS poderão ser PAGOS; Confira regras

Entenda nova revisão da prova de vida do INSS

Bianca Tavares
Bianca Tavares
Publicado em 19/04/2023 às 14:42
Notícia
Istock
A aposentadoria especial do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode sofrer alterações em suas regras devido ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) - FOTO: Istock

Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a prova de revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), durante o último dia 13 de abril.

REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS

Após a decisão, será garantido que antigas ações que estavam paradas voltam a ter andamento na Justiça. Assim, as aposentadorias poderão sofrer um aumento do valor mensal.

O INSS havia pedido suspensão de todos os processos de revisão de vida toda, alegando não ter condições para cumprir a implementação do novo requisito.

PROVA DE VIDA do INSS terá mudança em 2023; veja qual

QUEM TEM DIREITO A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS?

Aposentados que começaram a receber seus benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, um dia antes da reforma da Previdência.

Aqueles que se aposentaram com direito adquirido nas regras anteriores também podem ter direito à revisão.

PRAZO DA REVISÃO DO INSS

O pedido da revisão deverá ser feito em até dez anos, contabilizados a partir do mês seguinte ao pagamento da primeira aposentadoria.

Os beneficiários terão que ingressar com ação judicial para garantir a revisão da vida toda. O ideal é ser acompanhado por um especialista em previdência.

CALENDÁRIO INSS 2023: Veja a data dos pagamentos de benefícios

Comentários