PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

GASOLINA VAI BAIXAR? Presidente da Petrobras fala sobre preços dos combustíveis; confira

Estabilidade e volatilidade definirão preços da Petrobras, diz presidente da estatal

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 13/05/2023 às 8:44 | Atualizado em 13/05/2023 às 8:47
Notícia
Fernando Frazão/Agência Brasil
Presidente da Petrobras fala sobre reajuste de combustíveis; confira - FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou na sexta-feira (12) que o critério de estabilidade versus volatilidade deve permear as decisões da Petrobras sobre aumento ou redução de preços dos combustíveis.

GASOLINA VAI BAIXAR?

O presidente da estatal disse que falará de preço na semana que vem, adiantando que há chance de ter reajuste em alguns combustíveis.

Prates deixou claro que a paridade internacional não existe. “O que existe é o que se convencionou chamar paridade de importação. Nós vamos continuar seguindo referência internacional e competitividade interna em cada mercado em que nós participamos”, afirmou.

Ele garantiu que a estatal não perderá venda nem vai deixar de ter o preço mais atrativo para os seus clientes, que são as distribuidoras de combustíveis e de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Prates lamentou a venda da BR Distribuidora ao setor privado, o que, para ele, dificultou o contato da Petrobras com o consumidor final.

O presidente da Petrobras disse que outro critério que será observado pela companhia sobre os preços dos combustíveis, vai ser:

  • O da atratividade para o cliente versus o que estava ocorrendo antes, que era a “abdicação absoluta das vantagens nacionais;
  • abdicação da vantagem de ter uma refinaria aqui, ao lado do consumidor e do meu cliente principal, abdicação das vantagens de eu ter estrutura de escoamento e estrutura de transporte e ter, inclusive, fonte de petróleo nacional e ter capacidade de refino nacional”.
  • Tudo isso, segundo Prates, faz parte de um modelo de preço empresarial, sobre o qual a Petrobras irá "conversar melhor" na próxima semana.

 *Com informações de Agência Brasil

Comentários