PAPA

PAPA FRANCISCO CIRURGIA: Papa fará nova cirurgia hoje (7)? Entenda a hérnia no intestino que é a causa da cirurgia de FRANCISCO

Papa Francisco vai passar por uma nova cirurgia nesta quarta. Entenda

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 07/06/2023 às 10:14
Vatican News
Desta vez, a mensagem teve como fio condutor a última Encíclica publicada pelo Papa Francisco, “Fratelli tutti” - FOTO: Vatican News

Milhares de fiéis e admiradores do Papa Francisco estão preocupados com a saúde do pontífice.

É que o religioso, de 86 anos, irá passar por uma nova cirurgia no hospital Gemelli, em Roma, nesta quarta (07), segundo informou o Vaticano.

Segundo a Santa Sé, a expectativa é que o pontífice fique internado por alguns dias depois do procedimento cirúrgico, que acontece dois anos após Francisco ser submetido a uma cirurgia no intestino grosso.

Entenda o que é LAPAROTOMIA, a cirurgia de emergência do PAPA FRANCISCO

Desta vez, a cirurgia do Papa será para a reparação de uma Laparocele, que é um tipo de hérnia que se forma sob uma cicatriz na região intestinal.

A Laparocele encarcerada como a do Papa é nada mais que uma hérnia da parede abdominal que causa o "estrangulamento" da alça do intestino, os segmentos de arco que formam os tubos do órgão.

Segundo a médica cirurgiã do aparelho digestivo, Vanessa Prado, a complicação causa uma fraqueza da parede abdominal que resulta numa espécie de "buraco".

SINTOMAS

O quadro provoca vários sintomas:

  • Inchaço no abdômen;
  • Perda ou redução do apetite;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Cólicas intensas;
  • Febre;
  • Vômitos e náuseas.

TRATAMENTO

Conforme o comunicado, o Papa Francisco “será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral”.

Em uma publicação do Hospital Sírio Libanês, o tratamento padrão de fato é cirúrgico.

Outros métodos, como por meio de dispositivos que auxiliam o local ou o monitoramento, podem aliviar alguns sintomas, mas não corrigem o problema.

QUADRO PODE SER RECORRENTE?

Os quadros de suboclusão não são recorrentes. A cirurgia costuma resolver o problema. Portanto, operou, corrigiu e o paciente fica bem.

Com informações do G1