PISO SALARIAL

PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Ministério da Saúde publicará uma nova portaria após divulgação de dados desatualizados

Veja o que muda após ação do Ministério da Saúde

João Pedro Costa
João Pedro Costa
Publicado em 13/06/2023 às 12:39
Foto:José Cruz/ Agência Brasil
Ministra da saúde faz novo pronunciamento sobre o piso salarial enfermagem; confira - FOTO: Foto:José Cruz/ Agência Brasil

Logo depois da identificação de uma série de inconsistências na última portaria, que incluíam erros de cálculo, o Ministério da Saúde está se preparando para publicar um novo texto.

A mudança é resultado das críticas feitas por entidades de saúde e parlamentares que apoiam a luta pelo piso salarial da enfermagem. Confira mais detalhes abaixo:

Piso Salarial da Enfermagem: Ministério da Saúde publicará Nova Portaria

Diante das inconsistências encontradas na última portaria, o Ministério da Saúde está se preparando para publicar um novo texto contendo os dados atualizados.

Os municípios terão o prazo até a próxima sexta-feira (16) para enviar os dados revisados ao Ministério da Saúde. Estima-se que a nova portaria referente ao piso salarial da enfermagem esteja pronta até o dia 1º de julho.

Piso Salarial da Enfermagem: Deputado garante que não terá prejuízo no reajuste

No último dia 12 de junho, o deputado federal Bruno Farias (AVANTE/MG) participou de uma reunião virtual com o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde. Após o encontro, o parlamentar trouxe atualizações sobre o reajuste do piso salarial da enfermagem.

"Decidiu-se que a enfermagem não sofrerá prejuízos. A partir da decisão do ministro do STF, Barroso, em 12 de maio, a enfermagem receberá o pagamento retroativo", afirmou o deputado.

As alterações serão definidas logo após a correção do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), visando abranger "todas as instituições do país".

Entenda o pagamento retroativo do piso salarial da enfermagem:

*Com informações do JC Online