FEBRE MACULOSA

O QUE É A FEBRE MACULOSA? Entenda os sintomas e tratamentos para doença transmitida por carrapatos

Casal morreu em São Paulo por causa da doença transmitida por carrapatos

Nelly Sandra
Nelly Sandra
Publicado em 14/06/2023 às 1:02 | Atualizado em 14/06/2023 às 7:29
Notícia
CDC/Estados Unidos
Carrapato da espécie Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela ou micuim - FOTO: CDC/Estados Unidos

Febre Maculosa foi confirmada como a causa da morte da dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e do seu namorado Douglas Costas, piloto de 42 anos , que morava em São Paulo. A confirmação foi dada pela Secretaria de Saúde do Estado nesta última segunda-feira (12). Além disso, o Estado ainda investiga a morte de mais uma pessoa que estava com os mesmos sintomas das vítimas. As amostras estão sendo analisadas.

Mas o que é a febre maculosa e quais os sintomas? Nesta matéria, o internauta poderá saber um pouco mais sobre a enfermidade e qual tratamento existente.

O que é febre maculosa?

Febre Maculosa é uma doença infecciosa transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria, chamada Rickettsia rickettssi. É importante ressaltar, que para transmitir a doença, o carrapato precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pessoa.

Estes carrapatos podem ser encontrados tanto em animais de grande porte como bois e cavalos, tanto em animais domésticos como: cachorro, aves e até roedores.

Há duas espécies da bactéria: a rickettsii, que provoca casos mais graves; e a parkeri, que tem quadros mais leves.

Quais os sintomas de febre maculosa?

Confira os principais sintomas da febre maculosa:

  • Febre alta
  • dor no corpo
  • dor na cabeça
  • prostração
  • perda do apetite
  • náuseas
  • vômitos
  • manchas avermelhadas na pele
  • manchas roxas

Tratamento da febre maculosa

O tratamento ocorre à base de antibióticos que devem ser introduzidos nos primeiros três dias. Lembrando que qualquer medicação só pode ser feita após a consulta de um médico. Existe uma vacina para febre maculosa, porém ela não é indicada por ter uma proteção parcial.

Febre maculosa mata?

Mesmo que tendo um tratamento rápido e barato, o indivíduo que contrair a doença pode morrer se não for tratado adequadamente. A evolução é rápida, podendo ocorrer entre o quinto e 15º dia de sintomas. Por isso é importante saber o histórico do paciente e onde ele esteve, como roças ou áreas de mata.

Como se pega febre maculosa?

É possível contrair febre maculosa com a picada do carrapato. Portanto, se for entrar em áreas com suspeita de carrapato, é preciso se proteger com botas e roupas compridas. E depois é preciso inspecionar o corpo para encontrar eventuais carrapatos.

Diagnóstico de Febre Maculosa

Para descobrir a doença, é necessário fazer a reação de imunofluorescência indireta (RIFI), que é um exame específico para o diagnóstico da enfermidade.

O atraso no diagnostico pode provocar complicações graves, comprometendo o sistema nervoso central dos pulmões e rins, ou até levar a óbito.