MUNDO

SUBMARINO DESAPARECIDO PASSAGEIROS: QUEM SÃO OS TRIPULANTES DO SUBMARINO DESAPARECIDO? HAMISH HARDING e SULEMAN DAWOOD estão na lista

SUBMARINO DESAPARECIDO tem poucas horas restantes de oxigênio

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 21/06/2023 às 8:20 | Atualizado em 21/06/2023 às 8:21
HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP
NOTÍCIAS DO SUBMARINO QUE SUMIU: Confira se ACHARAM O SUBMARINO 2023 e como está a tripulação do submarino - FOTO: HANDOUT / OCEANGATE EXPEDITIONS / AFP

Desde o último domingo (18), um submarino desaparecido gera preocupações em várias partes do mundo e, sobretudo, nas autoridades, que seguem na tentativa de resgatar o subaquático.

Titan - o submarino desaparecido - entrou em uma expedição milionária em busca dos destroços no navio Titanic, afundado em 1912.

Recentemente, a Guarda Costeira dos Estados Unidos da América confirmou que as buscas ainda não trouxeram resultados positivos.

O contra-almirante da Guarda Costeira, John Maugerda, afirmou em entrevista à CNN Internacional que as equipes terão de buscar o submarino desaparecido em uma profundidade ainda maior.

Equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá continuam com as buscas pelo submarino desaparecido nesta quarta-feira (21).

SUBMARINO DESAPARECIDO

No domingo (18), a Ocean Gate deu início a uma expedição de um submarino rumo ao navio Titanic. No entanto, a embarcação perdeu a comunicação com a base e ainda segue desaparecida até o presente momento.

O navio de pesquisa canadense Polar Prince informou às autoridades que havia perdido contato com o submarino após 1 hora e 45 minutos da descida.

Na madrugada desta quarta (21), ruídos aquáticos com intervalos de 30 minutos foram captados durante as buscas, informou a Guarda Costeira.

Por conta disso, as autoridades desviaram o foco das buscas para o perímetro onde os sons foram captados.

"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam", informou a Guarda Costeira

>>> SUBMARINO DESAPARECIDO: quem são os 5 TRIPULANTES do SUBMARINO TITAN?

“No momento, estamos apenas tentando usar todos os esforços e trabalhar com parceiros internacionais para tentar obter recursos para localizar com segurança todos os cinco indivíduos”, informou a Guarda Costeira.

SUBMARINO DESAPARECIDO PASSAGEIROS 

Veja quem são os tripulantes do submarino desaparecido:

  • Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico;
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
  • Paul-Henry Nargeolet, o maior especialista do naufrágio do Titanic;
  • Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.

HAMISH HARDING

Entre os passageiros do Titan, está Hamish Harding (58) - um empresário da aviação, piloto de aeronaves e aventureiro.

Hamish contou à Business Aviation Magazine em 2022 que se qualificou como piloto na década de 1980 e abriu sua empresa de aeronaves depois de ganhar dinheiro com software bancário.

REPRODUÇÃO: LOTUS EYES

Hamish Harding está desaparecido no submarino Titan. - REPRODUÇÃO: LOTUS EYES

O bilionário possui uma concessionária de jatos particulares em Dubai e já chegou a visitar o Pólo Sul algumas vezes. Além disso, o explorador também voou para o espaço em 2022 pela Blue Origin.

Ele detém três recordes do Guinness Book, o que inclui o maior tempo gasto em profundidade total do oceano na parte mais funda da Fossa das Marianas.

SULEMAN DAWOOD e SHAHZADA DAWOOD

Um dos empresários de uma das famílias mais ricas do Paquistão, o britânico Shahzada Dawood (48) decidiu fazer parte da tripulação do submarino com o filho, Suleman, de 19 anos.

Shahzada é vice-presidente da Engro Corporation, uma empresa de fertilizantes. Em comunicado, a família Dawood informou disse que Shahzada estava interessado em "explorar diferentes habitats naturais".

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood - REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
 

STOCKTON RUSH

O executivo-chefe da OceanGate - a própria empresa que administra a viagem do submarino Titan - está a bordo. Stockton Rush (61), fundou a empresa em 2009.

A OceanGate oferece viagens em alto mar e, por oferecendo aos clientes a chance de experimentar US$ 250.000 (R$ 1,2 milhão), a empresa oferece a oportunidade de chegar perto dos restos do navio Titanic.

O "senhor-Titanic", Paul-Henry Nargeolet (77), já passou bastante tempo perto dos destroços do Titanic e fez parte, inclusive, da primeira expedição de visita ao navio, em 1987.

>>> COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!

JOEL SAGET/AFP

Paul-Henry Nargeolet era um mergulhador da Marinha Francesa - JOEL SAGET/AFP

Nargeolet é diretor de pesquisa em uma empresa que detém os direitos sobre os restos do Titanic.

REPRODUÇÃO: LOTUS EYES
Hamish Harding está desaparecido no submarino Titan. - FOTO:REPRODUÇÃO: LOTUS EYES
REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood - FOTO:REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Reprodução/OceanGate
Stockton Rush fundou a OceanGate em 2009. - FOTO:Reprodução/OceanGate
JOEL SAGET/AFP
Paul-Henry Nargeolet era um mergulhador da Marinha Francesa - FOTO:JOEL SAGET/AFP