Submarino desaparecido

SUBMARINO DESAPARECIDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Cinegrafista que fez mergulho teste no SUBMARINO TITAN revela que 'sabia que aconteceria'

Submarino sofreu implosão e todos tripulantes foram dados como mortos

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 03/07/2023 às 20:13 | Atualizado em 03/07/2023 às 20:16
Notícia
OceanGate Expeditions/REUTERS
Submarino Titan implodiu em alto mar - FOTO: OceanGate Expeditions/REUTERS

Um operador de câmera do programa “Expedition Unknown” do Discovery Channel que fez parte de um mergulho teste do submarino Titan revelou que “sabia 100% que isso aconteceria” sobre a morte dos passageiros e a tragédia na expedição do submarino que desapareceu.

O cinegrafista que deu a declaração à Associated Press, Brian Weed, participou do mergulho teste da empresa OceanGate em maio de 2021, na costa do estado de Washington, nos EUA.

Ele e o resto da equipe do programa estavam se preparando para uma expedição ao Titanic para filmar os destroços do naufrágio do famoso navio nos próximos meses.

Nesse mergulho, o sistema de propulsão parou de funcionar e os computadores não respondiam. De acordo com Weed, o CEO da OceanGate, Stockton Rush, uma das vítimas que morreu durante a expedição do Titan, tentou reiniciar os sistemas e resolver a situação.

"Você podia perceber que ele estava confuso e não muito satisfeito com o desempenho", disse Weed à Associated Press.

Naquela ocasião, eles estavam apenas a 30 metros de profundidade, e Weed começou a questionar: "Como esse submarino iria chegar a 3.800 metros [profundidade dos destroços do Titanic]? E nós queremos estar a bordo?"

Após o cancelamento da viagem, a produtora do programa de TV contratou um consultor da Marinha dos EUA para examinar o Titan. O relatório foi favorável, mas ele alertou que havia uma falta de pesquisa suficiente sobre o casco e como o material se comportaria.

TUDO SOBRE O SUBMARINO TITAN:

O submarino Titan estava realizando uma expedição com cinco turistas para explorar os destroços do Titanic, quando desapareceu no Oceano Atlântico uma hora e 45 minutos após o mergulho no dia 18 de junho.

O Titan tinha capacidade para acomodar até cinco passageiros e possuía dimensões de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.

Participar dessa expedição a bordo do submarino pode ter um custo aproximado de R$ 1,19 milhão por pessoa.

Investigadores dos EUA e órgãos públicos do Canadá realizarão perícias nos destroços do submarino Titan, que estava desaparecido, e nos possíveis restos humanos resgatados em 28 de junho.

A análise tem como objetivo compreender o ocorrido com o submarino. A duração das investigações ainda é desconhecida.

Fonte: CNN Brasil

Comentários