MINERADORA

Mineradora no Sul de Minas registra desaparecimento de fontes radioativas de Césio-137

As fontes desapareceram no dia 29 de junho e uma investigação foi aberta; equipes acreditam na probabilidade de de furto

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 05/07/2023 às 10:23
Notícia
Divulgação CGMI/CNEN
célsio 137 - FOTO: Divulgação CGMI/CNEN

Estão sendo conduzidas investigações pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) sobre o desaparecimento de duas fontes de Césio-137, um isótopo radioativo, de uma mineradora em Nazareno, localizada no Sul de Minas. Os equipamentos desapareceram durante a noite do dia 29 de junho, e as autoridades suspeitam que possam ter sido alvo de furto.

De acordo com a CNEN, equipes do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) estiveram no local no dia seguinte ao ocorrido para verificar as medidas adotadas pelos técnicos de radioproteção da empresa. A polícia foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. A mineradora também iniciou uma investigação interna com o objetivo de esclarecer o incidente.

A CNEN informou que as fontes são classificadas como de baixo risco e não perigosas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo a CNEN, não são esperados efeitos graves para a saúde em caso de contato com essas fontes. No entanto, é importante prosseguir com as buscas para recuperá-las e evitar exposições desnecessárias.

As fontes desaparecidas têm atividade individual de 5mCi e fazem parte de equipamentos medidores de densidade, sendo classificadas como categoria 5. Segundo os técnicos, elas estão encapsuladas com aço inoxidável e possuem uma blindagem externa de aço inoxidável, o que as torna resistentes a impactos.

Comentários