SUBMARINO

"Cego por sua arrogância", ex-passageiro do submarino Titan afirma que CEO da OceanGate acreditava muito na sua inovação

Cinegrafista e ex-passageiro do submersível Titan, da OceanGate, relembra comentário "estranho" de Rush. "Cego por sua própria arrogância", disse cinegrafista.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 07/07/2023 às 12:23 | Atualizado em 07/07/2023 às 12:33
OceanGate Expeditions/REUTERS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO: Confira como foram as ÚLTIMAS HORAS dos passageiros do SUBMARINO TITAN - FOTO: OceanGate Expeditions/REUTERS

O CEO da OceanGate, Stockton Rush, que embarcou na última e trágica expedição ao naufrágio do Titanic em um submersível, era um homem "cego por sua própria arrogância", afirmou um ex-passageiro que fez passeio a bordo do Titan.

De acordo com informações da "Insider", o operador de câmera de documentário Brian Weed estava trabalhando para o programa de TV "Expedition Unknow", do Discovery Channel.

Weed teve uma oportunidade de ir com o seu colega e Rush fazer um mergulho teste no submarino Titan da OceanGate.

O mergulho teste aconteceria no naufrágio no Puget Sound, em Washington, que seria um "precursor" de um mergulho com o submarino que, no final do verão, seria testado no naufrágio do Titanic.

Desconfiança no submersível 

De acordo com o cinegrafista, a primeira desconfiança surgiu no momento em que o seu colega de trabalho e apresentador do programa ficou trancado com Rush no submarino.

Weed questionou o CEO da OceanGate em relação ao que poderia acontecer com o submarino se tivesse que fazer uma subida repentina em sua situação de emergência e não estivesse próximo de sua nave-mãe.

"Bem, há quatro ou cinco dias de oxigênio a bordo", disse Rush, segundo o cinegrafista.

"E se eles não te encontrarem?", perguntou.

"Bem, você está morto de qualquer maneira", concluiu Rush.

O cinegrafista compartilhou que aquela atitude de Rush era considerada "niilista" sobre a vida ou a morte no meio do oceano.

A equipe do Discovery Channel não conseguiu realizar o mergulho teste por conta de erros nos propulsores e houve um "mau funcionamento" de acordo com Weed. 

"O submarino passou mais de duas horas na água "indo a lugar nenhum" antes de Rush "ter que confessar timidamente que tivemos que abortar o mergulho porque não havia como a embarcação descer até o alvo".
Afirmou Weed.

Ainda em seu relato sobre o submarino desaparecido, o cinegrafista afirmou que durante o teste, o CEO da OceanGate tinha uma desculpa ou motivo que eram considerados menores. Mas a expedição foi abortada.

"Stockton acredita tanto em sua própria criação e inovação que não estava disposto a sequer considerar que poderia estar errado sobre alguma coisa", disse Weed.

IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN FOI OUVIDA e PASSAGEIROS tentaram ABORTAR MISSÃO, diz ex-assessor

Citação

"O submarino passou mais de duas horas na água "indo a lugar nenhum" antes de Rush "ter que confessar timidamente que tivemos que abortar o mergulho porque não havia como a embarcação descer até o alv

Afirmou Weed.