CICLONE

CICLONE CHEGA HOJE NO BRASIL: Entenda o alerta feito pelos meteorologistas e quais estados devem ser atingidos

Estados da região Sul do Brasil devem ser os primeiros afetados pelo ciclone

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 12/07/2023 às 10:16 | Atualizado em 12/07/2023 às 11:28
Notícia
PIXABAY
Um ciclone extratropical na costa do Brasil - FOTO: PIXABAY

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta à população da Região Sul do Brasil sobre a chegada, nesta quarta-feira (12), de um ciclone extratropical resultante de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.

Segundo o Inmet, esse sistema se desenvolverá ao longo do dia sobre o continente, intensificando os ventos em grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h).

Nas áreas costeiras do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo ultrapassar os 110 km/h em determinados pontos.

CHUVA

O Instituto prevê também acumulações diárias de chuva de até 100 milímetros em algumas áreas do estado. Conforme o Inmet, os ventos devem diminuir de intensidade a partir de quinta-feira (13), à medida que o ciclone extratropical se desloca em direção ao Oceano Atlântico e perde força.

Esse ciclone extratropical está associado a uma frente fria que se espera avançar pelo país, resultando em temperaturas mais baixas, não apenas no Sul, mas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo até atingir o sul da região amazônica.

Com informações da Agência Brasil.

CICLONE EXTRATROPICAL DEIXA MORTOS NO RIO GRANDE DO SUL:

Comentários