Política

Programa de incentivo à compra de eletrodomésticos é sugerido por Lula após desconto em carros

Presidente sugeriu descontos na linha branca de eletrodomésticos

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/07/2023 às 16:49
RICARDO STUCKERT/PR
Lula - FOTO: RICARDO STUCKERT/PR

Após a implementação do programa de incentivo à compra de carros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) a retomada do programa de incentivo à aquisição de eletrodomésticos da linha branca, como máquinas de lavar, geladeiras e televisões.

A declaração de Lula ocorreu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde cientistas e pesquisadores foram condecorados.

O presidente mencionou o programa que ofereceu descontos em carros novos, que recentemente chegou ao fim, resultando na venda de aproximadamente 125 mil veículos.

No seu segundo mandato como presidente, em 2009, Lula introduziu um programa que resultou na redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca.

"Até falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?'. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos", disse Lula.

"Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito", completou.

Lula falou também com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela "abra a mão um pouquinho", para "facilitar a vida do povo que quer ter acesso" aos eletrodomésticos.

O presidente anunciou que nos próximos dias o governo planeja realizar o lançamento oficial do programa Desenrola, iniciativa de renegociação de dívidas de pessoas físicas, com o objetivo de estimular o consumo no país.

Depois da cerimônia, Simone Tebet foi questionada sobre os descontos em eletrodomésticos e pediu 'calma'.

Ela disse que o assunto não estava em discussão no governo, e que o tema deve ser tratada por Geraldo Alckmim.

*Com informações do g1 Política

Em entrevista ao SBT, LULA fala sobre QUEDA DA INFLAÇÃO

SILVIO AVILA / AFP
- FOTO:SILVIO AVILA / AFP