MAIS MÉDICOS

Governo federal divulga a abertura de 15 mil novas vagas para o programa "Mais Médicos".

O Ministério da Saúde coordenará o grupo, que contará com a participação dos Ministérios da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Cidadania, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 14/07/2023 às 20:47
Notícia
Alejandro Zambrana/MS
Levantamento realizado pela Opas reforça importância do Mais Médicos, que reduziu internações por complicações de diabetes e hipertensão no País, em 2014 e 2015 - FOTO: Alejandro Zambrana/MS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a abertura de 15 mil novas vagas para o programa "Mais Médicos". Atualmente, o programa já conta com a atuação de 3.600 profissionais em 2.000 municípios.

Além disso, a medida assinada nesta sexta-feira, dia 14, inclui a abertura de novos editais para a contratação de médicos para as equipes de Consultório na Rua, atendimento à população prisional e para as áreas indígenas.

Com essa ação, o governo federal busca ampliar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

No mesmo dia, o presidente Lula também assinou um decreto que estabelece a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial.

Esse grupo terá a função de discutir, avaliar e propor regras para a reserva de vagas destinadas a médicos com deficiência e pertencentes a grupos étnico-raciais. O Ministério da Saúde coordenará o grupo, que contará com a participação dos Ministérios da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Cidadania, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento.

O novo Mais Médicos também traz mudanças nas regras de revalidação de diplomas de médicos intercambistas e estabelece incentivos para o atendimento em municípios de difícil acesso.

De acordo com as novas regras, médicos sem revalidação poderão atuar no programa por até quatro anos, mas serão submetidos a provas periódicas.

Além disso, a prorrogação da participação no programa federal só será possível mediante a apresentação do diploma revalidado.

A revitalização do Programa Mais Médicos, com uma nova abordagem, tem origem na Medida Provisória 1.165, de 2023, a qual foi aprovada pelo Congresso Nacional em junho.

Comentários