AMEAÇA?

Asteroide gigante passou perto da Terra, mas foi detectado depois de dois dias

Entenda o caso do asteroide que foi descoberto após passar próximo da Terra recenemente

Amanda Marques
Publicado em 22/07/2023 às 10:07
Pixabay
Asteroides podem apresentar uma ameaça à Terra - FOTO: Pixabay

Um asteroide de aproximadamente 60 metros de largura, que equivale a um edifício de 20 andares, passou próximo à Terra no dia 13 de julho. Mas, os astrônomos só perceberam o asteroide depois de dias após duas passagem.

De acordo com o site Live Science, a descoberta tardia para encontrar o asteroide, se deve ao fato de que esse estava vindo da direção do Sol, o que dificuldta a detecção por conta do forte brilho da estrela.

O asteroide é chamado de 2023 NT1, que viajava em uma velocidade de 86 mil quilômetros por horas, segundo a Nasa. A detecção do astro foi possível apenas no dia 15 de julho com um telescópio que faz parte do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS).

Asteroide era uma ameaça?

Apesar do seu tamanho intimidador e velocidade impressionante, o asteroide não era um risco significativo em relação à impactos com a Terra.

De acordo com a Revista Galileu, o asteroide passou um quarto de distância entre a Terra e a Lua.

Alerta entre cientistas

O fato da detecção do asteroide ser tardia por conta da luminosidade do Sol serviu como alerta para os cientistas.

Outros casos alarmantes já aconteceram, como em 2013, quando um asteroide de aproximadamente 18 metros de comprimento não foi detectado e explodiu no céu de Chelyabink, Rússia.