NOVO ENSINO MÉDIO

NOVO ENSINO MÉDIO: Qual a decisão do MEC após CONSULTA PÚBLICA NOVO ENSINO MÉDIO? Veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A SITUAÇÃO do ENSINO MÉDIO

O Novo Ensino Médio aumenta a carga horária das escolas, muda a distribuição de disciplinas no currículo e possibilita que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar.

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 25/07/2023 às 17:42 | Atualizado em 25/07/2023 às 18:00
FREEPIK
É importante que alunos aprendam sobre educação empreendedora - FOTO: FREEPIK

No início de 2023, mais precisamente em março, o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre o Novo Ensino Médio, por meio da Portaria n° 399.

Com o objetivo realizar pesquisas com a comunidade escolar, seminários e questionários online a respeito do modelo, o processo durou até o último 6 de julho.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e tem sido implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022.

Em resumo, ele aumenta a carga horária das escolas, muda a distribuição de disciplinas no currículo e possibilita que os alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar.

As mudanças vêm enfrentando críticas pela maneira como estão sendo implementadas no dia a dia dos estudantes.

Mas, diante deste contexto, como fica o Ensino Médio? O MEC já tomou uma decisão? Continue lendo est texto para saber saber mais.

MEC JÁ DECIDIU SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO?

Mesmo com a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio ter chegado ao fim no último 6 de julho, as diretrizes que passarão a ser adotadas pelo Ministério da Educação e os estados ainda não são conhecidas.

De maneira informal, já existe o conhecimento de que o governo federal vai decidir sobre ajustes no modelo que até então vinha sendo adotado pelas escolas.

Além disso, é esperado que o governo federal não deve fazer alterações na lei que instituiu o Novo Ensino Médio, tendo possibilidade de deliberar junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as alterações a serem feitas.

Como foi pedido pelos secretários de educação dos estados e por representantes da sociedade civil, como o Todos Pela Educação, a expectativa é de que o governo opte pelo aumento da carga horária das disciplinas consideradas comuns, que já eram aplicadas.

Pela proposta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), conselho dos secretários estaduais de educação, poderiam ser usadas 300 horas das 1.200 horas das disciplinas optativas (itinerários formativos) para essa adequação.

O ENEM VAI MUDAR?

Um dos principais pontos que preocupa muitas pessoas é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode sofrer mudanças na sua elaboração para passar a abarcar questões relacionadas às disciplinas optativas.

Essa possibilidade chegou a ser anunciada pelo governo no início deste ano, mas foi descartada. Ainda não há nada definido sobre o que será feito feito nessa área.

MAS AFINAL, COMO FICA O ENSINO MÉDIO?

A situação do Ensino Médio vai ser pauta na palestra Mas Afinal, "Como Fica o Ensino Médio?" que vai ser realizada pela presidente executiva e fundadora do Todos pela Educação, Priscila Cruz, durante o XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).

Ao todo, o evento conta com 51 palestras, 7 oficinas e 5 prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário Educacional do Brasil e do mundo.

Quem participar, ainda vai ter acesso a apresentações culturais, Ideathons, Salão de Empreendedorismo (estandes virtuais para a comercialização de serviços e produtos educacionais) e ao Espaço do Conhecimento (programação dedicada à disseminação e compartilhamento de trabalhos acadêmicos).

O CITE acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Clique aqui para se inscrever.

O QUE É O NOVO ENSINO MÉDIO?

O novo modelo obrigatório no Ensino Médio para todas as escolas do país, tanto públicas quanto privadas, foi estabelecido por lei. Esta legislação determina um aumento progressivo na carga horária.

Anteriormente, a carga horária mínima era de 800 horas-aula por ano (totalizando 2.400 horas no ensino médio completo). Agora, no novo modelo, a carga horária deverá alcançar 3.000 horas ao final dos três anos.

A partir de 2022, as disciplinas tradicionais foram reorganizadas em áreas do conhecimento, tais como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Essa abordagem visa oferecer uma melhor estruturação curricular e uma visão mais integrada do conhecimento.

Desde o início deste ano, cada estudante passou a ter a possibilidade de personalizar seu próprio ensino médio, selecionando as áreas nas quais deseja se aprofundar, também conhecidas como "itinerários formativos".

Essa mudança proporciona maior flexibilidade ao currículo, permitindo que os estudantes explorem seus interesses e talentos de forma mais direcionada.

Essa inovação no ensino médio tem como objetivo promover um aprendizado mais significativo e alinhado com as aspirações e habilidades individuais dos alunos.

Acredita-se que essa abordagem estimulará a autonomia, a criatividade e a capacidade de pensamento crítico, preparando melhor os estudantes para os desafios do futuro.