Polícia

PADRE AIRTON FREIRE e três funcionários são indiciados em dois inquéritos por estupro: veja ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Detalhes dos inquéritos foram revelados nesta quarta-feira (26)

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/07/2023 às 19:26
Notícia
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Padre Airton é criador da organização não governamental Fundação Terra, em Arcoverde, Sertão do Estado - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

O padre Airton Freire e três funcionários foram indiciados pela Polícia Civil de Pernambuco em dois inquéritos que apuraram denúncias de estupros.

Os inquéritos, que tiveram os detalhes divulgados nesta quarta-feira (26), são relacionados à denúncias feitas por duas vítimas que acusam o padre e os funcionários de estupro.

Apesar disso, a polícia não disse qual tipo de crime sexual foi atribuído aos indiciados. Há mais três inquéritos em andamento, de mais três supostas vítimas.

A delegada Andrezza Gregório afirmou que foram considerados depoimentos das vítimas e testemunhas e também provas técnicas.

As informações desta matéria são de Raphael Guerra, do JC.

PADRE AIRTON FREIRE FOI PRESO

Padre Airton Freire foi preso preventivamente no dia 14 de julho em Arcoverde, no Sertão. No último sábado (22), o padre passou mal e foi levado ao Hospital Memorial Arcoverde e depois transferido ao Hospital Português, no Recife.

Segundo a defesa do religioso, ele teve um princípio de acidente vascular cerebral (AVC) e está em tratamento.

Os funcionários Jailson Leonardo da Silva e Landelino Rodrigues da Costa Filho, motorista e cinegrafista da Fundação Terra, respectivamente, tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Justiça por crimes sexuais.

No entanto, até o momento, os dois suspeitos continuam foragidos.

POSSÍVEIS VÍTIMAS DE OUTROS ESTADOS

Cinco delegadas estão investigando o Padre Airton. Segundo a polícia, há informações de outras possíveis vítimas em outros estados.

"A gente precisa ainda apurar, realizar oitivas, para poder definir qual o tipo penal que vai se enquadrar o caso dela. [Avaliar] se está prescrito, se não está prescrito, para, realmente, instaurar o procedimento", informou a gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMul), Fabiana Leandro.

"Havia caravanas de outros estados para Pernambuco [para visitarem a fundação]. Por isso, podem ter vítimas de qualquer lugar do País", disse a delegada Morgana Alves.

A polícia divulgou um número para que as possíveis vítimas ou testemunhas possam auxiliar com informações: (81) 9.9488.7082.

As investigações concluídas e em andamento estão sendo analisadas por outra força-tarefa composta por promotores designados pela Procuradoria-Geral de Justiça.

PRONUNCIAMENTO DA DEFESA DE PADRE AIRTON FREIRE

A defesa do padre Airton se pronunciaram por meio de nota. Confira nota completa a seguir:

"A defesa do padre Airton Freire reafirma a inocência do religioso e, devido à entrevista coletiva concedida pela Polícia Civil de Pernambuco nesta quarta-feira (26 de julho), afirma:

1. Existem provas técnicas, documentais e testemunhais, no âmbito dos dois inquéritos concluídos, que atestam que o Padre Airton é inocente.

2. As provas, infelizmente, não podem ser ainda reveladas pelo fato de as investigações estarem sob segredo de justiça.

3. Lamentavelmente, a Polícia Civil não se pronunciou sobre a tentativa de extorsão praticada por uma das supostas vítimas contra o padre Airton.

4. A prisão preventiva do padre fere a legislação brasileira e o direito internacional pelos fatos já expostos à imprensa: o religioso nunca tentou impedir as investigações, não coagiu testemunhas, nunca representou ameaça de cometimento de crimes e se apresentou espontaneamente à Justiça."

PRONUNCIAMENTO DA DEFESA DE LANDELINO RODRIGUES DA COSTA FILHO:

"A defesa técnica de Landelino Rodrigues garante que os fatos alegados serão, em momento oportuno, devidamente esclarecidos no bojo da instrução processual.

Informamos ainda que o caso está sob investigação, sob segredo de justiça, o que impede a divulgação de informações detalhadas.

Ressaltamos que o investigado sempre respeitou as normas e leis que regem o País, possui uma conduta íntegra. Qualquer conclusão nesse momento será precipitada e temerária.

Em que pese não ter se apresentado perante os órgãos competentes, o investigado se resguarda ao direito de se pronunciar posteriormente, quando todos os fatos forem esclarecidos e a verdade demonstrada, preservando dessa maneira sua integridade, bem como da sua família".

PRONUNCIAMENTO DA DEFESA DE JAILSON LEONARDO DA SILVA:

"Jaílson, não possui histórico de qualquer conduta criminosa. Por isso, a defesa está trabalhando na revogação da decretação de sua prisão preventiva pois entende ser essa totalmente infundada e desproporcional, uma vez que Jaílson jamais agiu para criar obstáculos às investigações.

É absurdo esperar que alguém acusado injustamente de um crime gravíssimo e altamente estigmatizante, se entregue espontaneamente ao presídio, onde se sabe o risco, inclusive de vida, que ele pode sofrer, principalmente quando há provas de sua inocência nos autos que estão sendo completamente desconsideradas, Jaílson, está fazendo uso de suas garantias fundamentais em não se render por ora ao decreto que entende ser injusto.

Tratando-se de acusação de crime sexual, em respeito ao sigilo processual a defesa não pode expor ao momento informações e provas que dizem respeito ao fato, contudo reitera que Jaílson não cometeu este crime e dentro da instrução processual utilizando-se do contraditório e da ampla defesa isso restara cada vez mais cristalino.

O indiciamento não significa culpa ou trata-se de condenação criminal transitada em julgado, bem como, é direito natural do ser humano lutar por sua liberdade, inocência e justiça, e neste caso, tudo está sendo feito conforme a lei".

Comentários