OPERAÇÃO

Suspeitos de crimes contra mulher e planejar ataques em escolas na internet são investigados em operação policial

Confira tudo sobre operação que busca suspeitos de escravizar meninas e planejar ataques em escolas pela web.

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 08/08/2023 às 8:05
Notícia
X

Nesta terça-feira (08), a operação Pessinus foi deflagrada contra crimes de ameaça, constrangimento legal, estupro de vulnerável, violência psicológica contra a mulher, além de crimes como incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião e entre outros, todos realizados na internet.

A ação reúne os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ministérios Públicos em locais como Santa Catarina, Paraíba e São Paulo e Polícias Civis em São Paulo e Paraíba. No total, são cumpridos três mandados de busca e apreensão na Paraíba e um mandado em São Paulo.

De acordo com informações do Metrópoles, um dos adolescentes investigados é do Piauí e possuía um perfil de culto a símbolos nazistas, que inclui imagens de automutilação e cruz suástica.

Além disso, o perfil também idolatrava e propagava imagens de assassinos de massacres escolares, divulgava link de acesso a um grupo de conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e entre outros.

Os suspeitos investigados devem responder por estupro de vulnerável, constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher e apologia ao crime.

Operação Pessinus 

A operação iniciou com o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, que detectou perfis em redes sociais que demonstravam intenção de cometer atos graves de violência contra pessoas, que incluem mutilações, massacres em estabelecimentos de ensino e enaltecimento à símbolos relacionados ao nazismo.

Por que a operação é nomeada Pessinus? O nome faz referência a cidade que serviu de sepultamento ao semideus Átis, da mitologia grega, que acabou enlouquecendo e se automutilando. O túmulo dele está localizado na cidade de Pessinus, simbolizando o fim da automutilação. 

Para a operação, o nome Pessinus reforça o objetivo da operação em garantir a segurança de crianças e adolescentes que são os principais alvos de criminosos na internet.

Caso que chocou o Brasil 

Os casos mais difundidos foram os relatados pela reportagem do Fantástico, que revelou práticas criminosas envolvendo jovens no aplicativo Discord.

Neste espaço, os criminosos chantageavam e abusavam de menores de idade com desafios sem qualquer punição. Caso os adolescentes não cumprissem desafios na frente das câmeras, os infratores divulgariam fotos íntimas deles na internet.

*Com informações do Metrópoles. 

Tags

Autor