PROUNI 2º SEMESTRE 2023

PROUNI SEGUNDO SEMESTRE 2023: candidatos têm somente até esta terça-feira (15/08) para se candidatar na lista de espera; saiba como fazer inscrição

O Prouni oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em cursos de graduação em instituições privadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Jefferson Albuquerque

Publicado em 14/08/2023 às 11:18 | Atualizado em 14/08/2023 às 11:19
X

Termina até esta terça-feira (15/08) o prazo para os candidatos manifestar interesse em participar da lista de espera do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023.

Os interessados em continuar disputando a uma das bolsas integrais e parciais de estudo em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior devem fazer sua manifestação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até amanhã.

VOCÊ NÃO ESTÁ APTO A PARTICIPAR DA LISTA DE ESPERA DO PROUNI; ENTENDA QUEM PODE SE INSCREVER

Candidatos estão se deparando com mensagens como "você não está apto a participar da lista de espera do Prouni" e, a causa disso, pode ser relacionada aos critérios de participação do Prouni.

Entenda quem pode fazer inscrição no Prouni do segundo semestre 2023

  • O estudante pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para obter a bolsa integral;
  • Na bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita determinada é de até 3 salários mínimos;
  • É preciso, ainda, ter cursado: ensino médio integralmente em escola da rede pública;

  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; 
  • seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

QUANDO SAI O RESULTADO DA LISTA DE ESPERA DO PROUNI?

A lista de espera com o nome dos candidatos participantes vai ser disponibilizada para as instituições de ensino na sexta-feira (18/08).

A classificação dos estudantes é realizada segundo as opções e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por modalidade de concorrência, que podem ser de ampla concorrência, ou de políticas afirmativas, como para pessoa com deficiência, autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Entre os dias 21 e 28 de agosto, os candidatos classificados na lista de espera deverão apresentar a documentação para comprovar as informações apresentadas na inscrição.

Essa etapa pode ser feita na própria instituição de ensino, conforme a documentação prevista no edital, para comprovação de formação do ensino médio, pessoa com deficiência e formação para o magistério da educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 276.566 bolsas para o segundo semestre de 2023. Dessas, 215.530 são integrais e 61.036 são parciais, ou seja, cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.

*As informações são da Agência Brasil

PROUNI 2023: INSCRIÇÕES FORAM DIVULGADAS; CONFIRA

Tags

Autor