CLIMA DO TEMPO

SUPERCÉLULA: Perigosa tempestade que assustou o Brasil em 2021 reaparece na China; confira detalhes

Raro fenômeno apareceu no céu da região noroeste da China, e assustou população

Imagem do autor
Cadastrado por

Nelly Sandra

Publicado em 14/08/2023 às 15:17
X

Raro fenômeno e muito perigoso, a tempestade supercélula apareceu no céu da região noroeste na China, assustando os moradores que nunca haviam vista aquela grande nuvem de tempestade antes.

Nas gravações feitas pela população e postadas nas redes sociais, podemos ver várias nuvens carregadas, principalmente em Tacheng, na região de Xinjiang. O país vem sofrendo com um verão muito quente, porém mais úmido que o normal. Na região ainda houve um deslizamento que matou cerca de 21 pessoas.

As raras tempestades supercelulares apresentam uma duração média de 2 a 6 horas, e por possuir uma estrutura única, despejam descargas grandes de chuva, ou até granizo.

SUPERCÉLULA NO BRASIL

Este fenômeno já foi registrado no país em 2021, quando moradores de Corguinho, no Mato Grosso do Sul, gravaram as nuvens que possuíam as características de uma supercélula.

Segundo o meteorologista Bruno Mirante, do Centro de Previsão do Tempo (CPTEC) em entrevista ao UOL, a supercélula é visualmente bela, porém perigosa.

"É uma tempestade. Quando você tem uma nuvem mais fraca de chuva, só que, às vezes, essa nuvem se desenvolve mais intensamente e ela fica muito grande e ela produz um evento intenso e causa mais prejuízo à população", explicou.

O QUE É A SUPERCÉLULA?

Este fenômeno acontece quando há na superfície um alto grau de calor, mas possuem muita umidade disponível, o que produz uma energia necessária para alimentar todo esse sistema. Com isso, uma forte corrente de ar fica girando no interior das nuvens, resultando em um belo efeito visual, porém que pode ter fatal, não produzindo apenas chuvas, mas também granizos e fortes descargas elétricas.

Tags

Autor