MARATONA MAURÍCIO DE NASSAU

MAIS SAÚDE: Descubra como a corrida pode ajudar a prevenir doenças

A atividade física regular, incluindo a corrida, pode ajudar a melhorar a saúde do corpo e da mente.

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 17/08/2023 às 10:42 | Atualizado em 12/09/2023 às 15:03
Notícia
X

Todo mundo sabe que manter os cuidados com a saúde, ter uma rotina que inclui atividade física, boa alimentação e descanso de qualidade diminui os riscos de desenvolver diversas doenças que vão desde gripe, a doenças articulares e até o câncer.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa.

Ciente disso, a OMS criou as diretrizes globais para atividade física e comportamento sedentário que permitem que os países desenvolvam políticas nacionais de saúde baseadas em evidências e apoiem a implementação do Plano de Ação Global da OMS para a atividade física 2018-2030.

Essa diretriz da OMS enfatiza que que os benefícios da corrida e das atividades físicas como um todo geram impactos positivos para toda a vida:

  • A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente;

A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral.

  •  Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor. Para saúde e bem-estar;

A OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

  • Toda atividade física conta;

A atividade física pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhando, patinando e pedalando), bem como tarefas diárias e domésticas.

  • O fortalecimento muscular beneficia a todos;

Idosos (com 65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.

  • Muito comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde;

Pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. Limitar o
tempo sedentário e ser fisicamente ativo é bom para a saúde.

  • Todos podem se beneficiar com o aumento da atividade física e a redução do comportamento sedentário;

 incluindo mulheres grávidas, no pós-parto e pessoas que vivem com doenças crônicas ou deficiências.

Doenças que a atividade física ajuda a prevenir

Silla Cadengue/Especial JC
A prática regular de atividades físicas melhora a capacidade e aumenta a resistência física. - Silla Cadengue/Especial JC

A OMS divulgou uma enorme lista de doenças que podem ser prevenidas com simples mudanças do estilo de vida.

Doenças Cardiovasculares: Atividades físicas regulares, como a corrida, reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

Diabetes Tipo 2: A atividade física ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Obesidade: A prática regular de corrida auxilia na perda de peso e na manutenção de um peso saudável, prevenindo a obesidade e suas complicações associadas.

Osteoporose: Exercícios de impacto, como a corrida, contribuem para a saúde óssea, reduzindo o risco de osteoporose.

Depressão e Ansiedade: A atividade física regular, incluindo a corrida, pode ajudar a melhorar a saúde mental, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.

Câncer: A prática de atividade física está associada à redução do risco de diversos tipos de câncer, como câncer de cólon, mama e pulmão.

Doenças Respiratórias: A melhora da função pulmonar promovida pela atividade física pode ajudar a prevenir doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Doenças Neurodegenerativas: Exercícios aeróbicos, como a corrida, podem contribuir para a saúde cerebral e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Dê o primeiro passo

As inscrições para a 12ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, com o tema “Ultrapasse seus limites nesse desafio de tirar o fôlego”, já estão abertas.

A corrida, que será realizada no dia 24 de setembro, oferece distâncias que contemplam todos os públicos. Durante o ato de inscrição, é possível escolher entre as modalidades de 5km, 10km, 21km ou 42km, e a categoria que pretende participar: público geral, universitário ou PCD.

A Maratona Maurício de Nassau é um apoio da TV Jornal em parceria com a Copergás.

Silla Cadengue/Especial para JC
A corrida é conhecida por liberar endorfinas, hormônios responsáveis pelo bem-estar, o que pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar o humor - Silla Cadengue/Especial para JC

Essa é uma oportunidade para corredores amadores também participarem do evento esportivo, que pode ser uma forma de superação pessoal, estabelecer metas e superar desafios.

Para mais detalhes, acesse: maratonamauriciodenassau.com.br.

VOCÊ SABIA: Benefícios de praticar exercícios físico pela manhã

Tags

Autor