APAGÃO

APAGÃO NO BRASIL: Eletrobras diz que linha de transmissão desligou "milissegundos" antes do apagão

Empresa segue colaborando para identificar as causas do apagão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Agência Brasil, Fernanda Cysneiros

Publicado em 17/08/2023 às 10:47
Notícia
X

Na última quarta (16), a Eletrobras informou que identificou o desligamento de uma linha de transmissão de 500kV milissegundos antes do apagão da manhã de terça-feira (15).

A linha atingida foi a de Quixadá-Fortaleza, e o desligamento foi causadado por atuação indevida do sistema de proteção.

Abrangência do apagão é questionada

A queda de energia generalizada atingiu todas as regiões do país na terça (15). O Norte e o Nordeste foram as localidades mais prejudicadas. Inclusive, a normalização do sistema elétrico levou mais tempo para ser realizado nessas regiões em comparação às outras.

A Eletrobras, no entanto, avaliou que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do ocorrido.

As redes de transmissão do SIN - Sistema Interligado Nacional - são planejadas pelo critério de confiabilidade "n-1". Ou seja, em caso de desligamento de qualquer componente, o sistema deve ser capaz de permanecer operando sem interrupção do fornecimento de energia.

Em nota, a empresa avaliou "que a manutenção dessa linha de transmissão está em conformidade com as normas técnicas associadas" e diz continuar colaborando para a identificação das causas do apagão, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Tags

Autor