CLIMA

Temperaturas em São Paulo devem ultrapassar os 40ºC ao longo desta semana

A cidade de São Paulo está próxima de atingir o recorde de temperatura máxima para o mês de agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 22/08/2023 às 6:49 | Atualizado em 22/08/2023 às 6:57
Notícia
X

Uma intensa massa de ar quente trará elevadas temperaturas, clima seco e umidade baixa ao longo desta semana, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No estado de São Paulo, por exemplo, termômetros indicarão mais de 40ºC em várias localidades durante as tardes, com destaque para esta quarta-feira (23).

O litoral paulista experimentará um clima de verão no meio do inverno. Em Santos, na Baixada Santista, a previsão para a máxima na quarta-feira é de 41ºC.

Em Caraguatatuba, a temperatura pode atingir 42ºC no mesmo dia. Apesar de chuvas isoladas serem previstas, na quinta-feira (24), a temperatura máxima poderá chegar a 39ºC na cidade do litoral norte.

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA

Segundo a Defesa Civil estadual, situações extremas são esperadas nas faixas oeste e noroeste do estado, principalmente em regiões como Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem alcançar 40ºC durante a tarde.

Nessas áreas, é crucial estar atento à umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que um índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.

CLIMA NA CAPITAL

Na cidade de São Paulo, os moradores também enfrentarão dias quentes. A média máxima prevista para esta terça-feira (22) é de 31ºC. No dia seguinte, a temperatura subirá um pouco mais, atingindo 33ºC.

Esse calor fora de época resulta em temperaturas bem acima da média máxima mensal, que é de 24,2ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. A média na cidade nesta segunda-feira (20) alcançou 26,5ºC.

RECORDE DE CALOR

Há até a possibilidade de se aproximar do recorde de calor para o mês de agosto na cidade. De acordo com o CGE, a maior média máxima já registrada em agosto ocorreu em 30 de agosto de 2005, com 34ºC. A nível global, após sucessivos recordes de calor, o último julho se tornou o mês mais quente já documentado na história.

ONDA DE CALOR NO SUDESTE

Na região Sudeste, o Triângulo Mineiro e o norte de Minas Gerais também poderão ter valores baixos de umidade relativa do ar, ficando abaixo de 30%, como indicado pelo Inmet.

Em ocasiões especiais, massas de ar quente podem até atingir os estados da região Sul, resultando em picos de calor que ultrapassam os padrões normais de temperatura para o mês, conforme explicado pela Climatempo.

FINAL DE SEMANA COM CHUVAS

No entanto, o final da semana trará uma mudança abrupta com a chegada de uma frente fria, levando a uma acentuada queda nas temperaturas.

Na sexta-feira (25), com céu encoberto e chuvas intermitentes, a máxima esperada na capital paulista será de 20ºC. Por outro lado, no litoral paulista, as temperaturas permanecerão em torno de 30ºC.

Tags

Autor