SAÚDE

Gêmeas unidas pela cabeça são separadas em cirurgia de 25 horas com 50 profissionais

Cirurgia de caso extremamente raro de gêmeas siamesas aconteceu nesta terça-feira (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 22/08/2023 às 9:27 | Atualizado em 22/08/2023 às 9:29
Notícia
X

Nesta terça-feira (22), gêmeas siamesas Mariah e Allana, unidas pela cabeça, foram totalmente separadas por uma cirurgia que durou cerca de 25 horas. As irmãs recém separadas foram submetidas a uma cirurgia com total de 50 profissionais, desde médicos, instrumentadores, enfermeiros e equipe de apoio.

De acordo com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), as irmãs têm uma boa evolução. Contudo, as gêmeas seguem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sem previsão de alta.

Separação das gêmeas unidas pela cabeça

Na cirurgia, estava prevista a dissecção de cerca de 25% dos vasos sanguíneos que ainda restavam separar. Além disso, também aconteceria a cranioplastia, etapa para fechar a calota craniana e da pele que recobre a cabeça das meninas. 

Segundo o G1, os detalhes sobre o caso das siamesas e o resultado da cirurgia serão divulgados em uma coletiva de imprensa prevista ainda no final de setembro.

As gêmeas passaram por um procedimento de expansão nas bolsas responsáveis por dar “espaço” para a cobertura craniana. Além disso, exames de tomografia e ressonância magnética checam as condições cerebrais para a cirurgia de separação total. 

Caso extremamente raro: o caso das gêmeas em Ribeirão Preto se destacou pela raridade, uma vez que um registro como esse acontece a cada 2,5 milhões de nascimentos.

*Com informações do G1. 

Tags

Autor