CÂNCER

Cientistas descobrem pílula que pode curar qualquer tipo de câncer maligno

A droga descoberta atua sobre o processo de replicação celular

Thiago Freire

Publicado em 23/08/2023 às 9:28 | Atualizado em 23/08/2023 às 10:13

Cientistas conseguiram criar uma nova pílula capaz de curar qualquer tipo de câncer. A nova droga consegue atacar a proteína que ajuda as células cancerígenas a se multiplicar.

O estudo é feito há 20 anos pelo City of Hope Hospital, um dos principais centro de câncer da América, que fica na cidade de Los Angeles.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Cell Chemical Biology e mostraram que a molécula, chamada AOH1996, conseguiu matar as células de câncer de forma seletiva.

Entendendo o estudo

Segundo o estudo, a molécula descoberta atua sobre o antígeno nuclear da célula proliferativa (PCNA), uma proteína que permite a multiplicação celular, impedindo sua reprodução.

A pesquisa foi feita com testes em mais 70 tipos de cânceres e com células humanas saudáveis, que foram usadas como controle.

A nova molécula conseguiu eliminar as células malignas, impedindo a replicação do DNA, sem atingir as células saudáveis.

Apesar de promissores, o resultados ainda não são definitivos e precisam passar por um longo caminho de validação. Atualmente, a nova pílula se encontra na Fase 1 do ensaio clínico, sendo testada em humanos.

Com informações de Catraca Livre