POLÍTICA

Parlamento do Iraque quer lei que prevê pena de morte por relações homossexuais

Entenda tudo sobre o projeto de lei que está sendo examinado pelo Parlamento do Iraque para condenar homossexuais

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 23/08/2023 às 10:04
Notícia
X

O Parlamento do Iraque está examinando uma lei que pode punir as relações homossexuais com prisão perpétua e, até mesmo, a pena de morte. O projeto de lei tem sido motivo de alerta para ONGs e membros da comunidade LGBTQIAP+.

Segundo o ONG Human Rights Watch (HRW), em um relatório publicado em 2022, a pequena comunidade LGBTQIAP+ iraquiana é alvo de "sequestros, estupros, torturas e assassinatos" por grupos que são privilegiados e não são punidos.

Condenação da comunidade LGBTQIAP+ iraquiana

Apesar da falta de legislação sobre homossexualidade, é possível condenar pessoas LGBTQIAP+ com base em artigo do código penal de 1969, que prevê a prisão durante anos por sodomia 

O que é sodomia? Sodomia é um termo usado para descrever atos sexuais ilegais ou imorais, geralmente envolvendo coito anal. A palavra tem origem na cidade bíblica de Sodoma, que foi destruída por Deus por causa da depravação de seus habitantes.

A AFP teve acesso a um documento em que o texto examinado pelas autoridades políticas iranianas pune com "pelo menos sete anos de prisão" a "incitação à homossexualidade". 

O texto examinado em primeira instância na semana passada ainda prevê "a pena de morte ou a prisão perpétua" para todo aquele que mantiver "uma relação homossexual". 

Tags

Autor