COVID-19

Covid: saiba os sintomas da nova variante EG.5 do coronavírus

A variante EG.5 impacta principalmente o sistema respiratório superior dos pacientes

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 24/08/2023 às 7:34 | Atualizado em 24/08/2023 às 8:57
Notícia
X

A incidência de Covid-19 está novamente em ascensão em escala global. Uma das razões para esse aumento é a disseminação da variante EG.5 do coronavírus, que, de acordo com as estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), representava 20,6% dos casos da doença nos Estados Unidos ao final da terceira semana de agosto. No Brasil, o primeiro caso relacionado a essa cepa foi registrado em 17 de agosto.

Batizada como EG.5 ou também conhecida como Eris, essa variante foi designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "variante de interesse", embora ainda não seja vista como uma ameaça concreta à população por virologistas e pela própria OMS. Até o momento, não há comprovação de que ela possa modificar a gravidade da doença.

No entanto, os relatórios iniciais indicam que essa variante possui uma alta capacidade de transmissão. Por esse motivo, é crucial estar atento aos sintomas e adotar medidas para evitar a infecção.

Sintomas da EG.5

A variante EG.5 tem maior impacto no sistema respiratório superior, manifestando-se com sintomas como coriza, dor de garganta e outros desconfortos semelhantes aos de um resfriado, que também foram observados em outras linhagens da variante Ômicron.

Adicionalmente, os pacientes têm relatado dores de cabeça e fadiga, conforme indicado pelo ZOE Health Study, um estudo de saúde conduzido no Reino Unido através de um aplicativo de celular.

O uso de máscaras vai voltar a ser obrigatório? Entenda o motivo da orientação de cientistas

 

Tags

Autor