Alimentação saudável

Vai correr? Confira os alimentos ideais para quem vai fazer uma maratona

Além disso, manter-se hidratado e evitar alimentos processados e ricos em açúcares também são medidas essenciais

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 22/09/2023 às 0:00 | Atualizado em 22/09/2023 às 17:27
Notícia
X

Comer bem e escolher alimentos saudáveis desempenha um papel fundamental para aqueles que estão se preparando para participar de uma corrida.

Uma alimentação equilibrada fornece a energia necessária para sustentar o esforço físico exigido durante a atividade, além de promover a recuperação adequada após o exercício.

Optar por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, não apenas otimiza o desempenho, mas também contribui para a saúde geral do atleta.

Esses alimentos fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de lesões e melhorar a resistência.

Manter-se hidratado e evitar alimentos processados e ricos em açúcares também são medidas essenciais para maximizar os benefícios de uma dieta saudável, garantindo que o corpo esteja pronto para enfrentar os desafios da corrida com vigor e vitalidade.

Reprodução/Pexels
- Reprodução/Pexels

Carboidratos: Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, então é importante comer alimentos ricos em carboidratos antes, durante e depois da corrida. Alguns alimentos ricos em carboidratos incluem arroz, massa, pães, cereais, frutas e legumes.

Proteínas: As proteínas ajudam a reparar e reconstruir os músculos, então é importante comer alimentos ricos em proteínas depois da corrida. Alguns alimentos ricos em proteínas incluem carne, peixe, aves, ovos, laticínios e leguminosas.

Gorduras: As gorduras fornecem energia de longa duração e ajudam a manter a pele hidratada, então é importante comer alimentos ricos em gorduras saudáveis antes e depois da corrida. Alguns alimentos ricos em gorduras saudáveis incluem abacates, nozes, sementes, azeite de oliva e óleo de coco.

Hidratos de carbono: É importante se manter hidratado antes, durante e depois da corrida. Beba água ou bebidas esportivas regularmente para evitar a desidratação.

Vitaminas e minerais: As vitaminas e minerais são essenciais para a saúde geral e para o desempenho esportivo. Certifique-se de comer uma variedade de alimentos para obter todos os nutrientes de que você precisa.

Dicas adicionais para comer bem antes, durante e depois de uma maratona:

Reprodução/Pexels
- Reprodução/Pexels

Coma alimentos leves e fáceis de digerir antes da corrida. Evite alimentos pesados ou gordurosos, pois eles podem causar desconforto durante a corrida.

Beba bastante água ou bebidas esportivas antes, durante e depois da corrida. A desidratação pode causar fadiga, cãibras e outros problemas.

Coma alimentos ricos em proteínas e carboidratos depois da corrida. Isso ajudará o seu corpo a se recuperar e reconstruir os músculos.

Dê ao seu corpo tempo para digerir os alimentos antes de ir para a cama. Se você comer muito perto da hora de dormir, isso pode causar desconforto e insônia.

Maratona Maurício de Nassau

Silla Cadengue/Especial JC Imagem

XI Maratona Internacional Maurício de Nassau, no Forte do Brum, no Recife. - Silla Cadengue/Especial JC Imagem

Pensando nisso, a UNINASSAU do Recife abriu as inscrições para a 12ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, com o tema “Ultrapasse seus limites nesse desafio de tirar o fôlego”.

A corrida acontece no dia 24 de setembro e oferece distâncias que contemplam todos os públicos. Durante a inscrição, é possível escolher entre as seguintes modalidades: 5km, 10km, 21km ou 42km.

A Maratona Maurício de Nassau é um apoio da TV Jornal em parceria com a Copergás.

A corrida também pode ser uma forma de superação pessoal, estabelecer metas e superar desafios. Portanto, se você ainda não experimentou seus benefícios, está na hora de calçar um par de tênis e começar!

Mais informações, clique aqui

Tags

Autor