Saúde bucal

DIASTEMA: Entenda o que é, possíveis tratamentos e o que ele tem a ver com ancestralidade negra

O diastema é muito comum, mas pode provocar desconfortos; confira tudo que você precisa saber sobre dentes separados

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 01/09/2023 às 12:06 | Atualizado em 26/12/2023 às 8:04
Notícia
X

Com informações de Colgate e Dr. Santo André

Com certeza, você já viu pessoas com os dentes frontais separados. Ter esta lacuna entre dois dentes não significa necessariamente um problema bucal. Na verdade esta é uma condição muito comum e se chama diastema.

Apesar do tipo mais comum de diastema ser o interincisal, ou seja, aquele que aparece nos dentes de cima e na frente, ele também pode acontecer em outras partes da arcada dentária.

São diversos os fatores que podem causar o diastema, e muitas pessoas sentem um desconforto estético com a condição, e buscam por tratamentos. Entenda tudo nesta matéria.

O que é diastema?

O diastema é uma condição em que as pessoas têm um espaço entre dois dentes e apesar de não ser um problema de saúde, ele pode provocar distúrbios fonéticos.

De acordo com um artigo publicado em 2022 pelo site Saber Atualizado, a condição está presente em 40% das crianças na pré-escola, e entre 1,6% e 25,4% nos adultos.

Além disso, dados da Agência Universitária de Notícias da USP expõem que a hereditariedade é um dos principais causadores do diastema, sendo muito comum na população negra.

Diastema em pessoas negras

Os dentes separados não é uma caraterística exclusiva da etnia negra, mas estudos apontam que a condição é uma herança africana. Inclusive, em muitas culturas do continente, o diastema é associado a fertilidade e sedução.

Atualmente já existe um movimento dentro da comunidade afrodescendente de empoderamento das pessoas com diastema, já que é um traço estético muito comum e comumente reprimido pelos padrões de beleza.

No TikTok, a influenciadora Emile Brito fez sucesso com um vídeo onde ela falou sobre a importância de valorizar traços de ancestralidade como o diastema. Clique e confira.

Uma curiosidade interessante é que na França, os dentes separados são chamados de “dentes da sorte”.

Famosos com diastema

O espaço aberto entre os dentes se tornou a característica mais marcante de muitos famosos como Ney Mato Grosso, Madonna, Hayley Williams, Mike Tyson, Uzo Aduba, Eddie Murphy, Neusa Borges, Melanie Martinez e até do ex-bbb Gustavo Marsengo.

Porém, no mundo dos famosos, a pressão com a estética “padrão” é ainda mais forte, e por isso várias celebridades já foram coagidas a mudarem os seus sorrisos, para atenderem às cobranças da sociedade.

A atriz brasileira Iara Jamra, por exemplo, fechou a fechar o espaço entre os dentes frontais com porcelana, no entanto, arrependida, ela pediu ao dentista que voltasse atrás.

VEJA TAMBÉM: Escovar os dentes evita doenças cardíacas; Saiba ligação da saúde bucal com o coração

Já a modelo Laura Luz, já contou em entrevista publicada no UOL, que sofreu com as piadas e comentários negativos sobre seus dentes quando ainda estava na escola. Porém, hoje ela tem orgulho do seu diastema.

Muito mais segura de si atualmente, ela conta com seu diastema para chamar a atenção e ganhar visibilidade. “Se eu não fosse assim seria só mais uma no meio da multidão", disse Laura, em 2017.

Reprodução/Instagram
A modelo Laura Luz tem seu diastema como marca registrada - Reprodução/Instagram

Outro caso de famosa repreendida por seu diastema foi a modelo Dani Evans que decidiu fechar os dentes depois de ser humilhada pelo painel de jurados do reality show America’s Next Top Model, em 2006, quando concorreu e acabou vencendo.

Ronaldo Fenômeno, Zac Efron e Dakota Johnson são outros exemplos de famosos que acabaram cedendo à estética dos dentes juntos.

Confira o instagram da modelo Slick Woods, uma das favoritas de Rihanna e Kanye West

Diastema em bebês e crianças

É muito comum que bebês tenham diastema. Isso acontece porque os dentes de leite são bem menores do que os definitivos, que precisam de mais espaço para crescer.

Se os dentes de leite não abrirem espaço para os definitivos, é possível que a criança sofra de apinhamento dentário, que é o mal posicionamento dos dentes, os famosos “dentes tortos”.

No entanto, na maioria dos casos, a lacuna entre os dentes da frente se fecha com a chegada dos dentes permanentes.

Freepik

Diastema em crianças - Freepik

Quais são os problemas que o diastema pode provocar?

O diastema não é um problema bucal, mas ele pode causar alguns. Na maioria das vezes o desconforto é meramente estético, mas algumas pessoas podem ter dificuldade de entonação ou acabar produzindo sons indesejados.

Além dos distúrbios fonéticos, se o diastema for nos dentes mais ao fundo da boca, a pessoa pode acabar acumulando comida após as refeições, e acabar inflamando a gengiva.

WEBSTORY: Confira os benefícios de raspar a língua pela manhã

Causas do diastema

O diastema pode ser causado por diversos fatores. Os mais comuns são:

  • Hereditariedade;
  • Agenesia dentária (a falta de pelo menos um dente);
  • Formação incorreta do freio labial;
  • Chupar o dedo, chupeta ou mamadeira;
  • Algum acidente (nesse caso é um “diastema adquirido”).

Tratamentos da diastema

Existem algumas opções de tratamento para quem decide mudar a estética da sua arcada dentária. A mais comum é o uso de aparelho ortodôntico, que é mais usado em casos mais complexos e com espaços grandes.

Em casos mais leves, a questão pode ser resolvida com próteses de porcelana cimentada, facetas, resinas, coroas ou até próteses.

CONFIRA: Dicas para eliminar o mau hálito

Diastema: antes e depois

Confira uma imagem de um diastema antes e depois de um procedimento estético:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor