SAÚDE

Por que a cerveja dá gases? Veja quais são os efeitos da bebida alcoólica no organismo

Entenda o motivo de cerveja dá gases fedidos e como evitar

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 08/09/2023 às 12:48 | Atualizado em 08/09/2023 às 12:50
Notícia
X

Quem aproveita o fim de semana para beber alguns copos de cerveja pode se deparar com gases fedidos. O consumo excessivo de álcool pode trazer esse efeito no seu corpo.

Alguns copos de cerveja fazem parte da diversão, contudo, quando o exagero acontece, os efeitos negativos também chegam no organismo. O excesso de bebidas alcoólicas afeta grande parte dos órgãos no corpo humano, desde o cérebro até os rins.

O que o álcool faz no organismo?

O álcool causa náuseas, vômito, dor de cabeça, acelera batimentos cardíacos e também causa os famosos gases com odor desagradável.

Por que cerveja faz ter gases fedido?

A cerveja é carbonatada, o que significa que contém dióxido de carbono (CO2) dissolvido. Quando você a consome, o CO2 é liberado no trato digestivo e pode resultar na produção de gases.

A cerveja também contém carboidratos que podem não ser completamente digeridos no estômago e no intestino delgado. Quando esses carboidratos chegam ao intestino grosso, as bactérias presentes lá podem fermentá-los, produzindo gases como dióxido de carbono, metano e hidrogênio.

Algumas pessoas podem ter intolerância ao glúten, que está presente em muitos tipos de cerveja. Isso pode causar sintomas gastrointestinais, incluindo produção de gases. Alguns tipos de fermento usados na produção de cerveja podem levar à produção de mais gases durante a digestão.

O que fazer para a cerveja não dar gases?

Confira algumas formas que podem ajudar a previnir os gases fedidos:

1. Use remédios antigases
2. Evite consumo de alimentos com muita gordura
3. Alimentação saudável
4. Beba água

Tags

Autor