Norte da África

Terremoto no Marrocos: últimas notícias, número atualizado de mortos e o que já se sabe sobre tragédia

Maior terremoto em décadas já deixou milhares de mortos e feridos no Marrocos, país localizado no norte da África

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 10/09/2023 às 12:54
Notícia
X

O mundo acompanha preocupado os desdobramentos do forte terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o Marrocos na última sexta-feira, dia 8. 

De acordo com as autoridades locais, o número de mortos já ultrapassa 2 mil. Dois mil também é o número de feridos, mas esses números ainda devem subir muito, já que há muitos desaparecidos - muitos embaixo dos escombros.

FADEL SENNA/AFP
O terremoto mais mortal em Marrocos, em décadas, matou pelo menos mil pessoas - FADEL SENNA/AFP

A seguir, confira as últimas notícias mais atualizadas sobre o terremoto no Marrocos

Estima-se que o sismo em Marrakech tenha afetado cerca de 300 mil pessoas, o que equivale a um terço da população da cidade. As informações são do serviço em português da BBC, reproduzido pelo portal G1.

Em resposta, o rei Mohammed 6º anunciou um período de luto nacional de três dias e planejou a disponibilização de abrigo, alimentos e assistência para os sobreviventes.

Dezenove minutos após o terremoto principal, foi sentido um tremor secundário com magnitude de 4,9.

Estima-se que o sismo em Marrakech tenha afetado cerca de 300 mil pessoas, o que equivale a um terço da população da cidade.

FADEL SENNA/AFP
O terremoto mais mortal em Marrocos, em décadas, matou pelo menos 1,3 mil pessoas, causou danos generalizados e fez moradores e turistas aterrorizados fugirem para local seguro no meio da noite - FADEL SENNA/AFP

Em resposta, o rei Mohammed 6º anunciou um período de luto nacional de três dias e planejou a disponibilização de abrigo, alimentos e assistência para os sobreviventes.

Tremor secundário

Dezenove minutos após o terremoto principal, foi sentido um tremor secundário com magnitude de 4,9.

A maioria das vítimas fatais foi registrada em áreas montanhosas de difícil acesso. Além disso, há relatos de aproximadamente 1.400 pessoas gravemente feridas, com a maioria delas localizadas nas províncias ao sul de Marrakech.

FADEL SENNA / AFP
Moradora corre para fugir de área completamente destruída por um terremoto que atingiu o Marrocos - FADEL SENNA / AFP

O terremoto ocorreu por volta das 23 horas, horário local (19h no horário de Brasília), a uma profundidade relativamente rasa, a cerca de 71 km a sudoeste de Marrakech, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De acordo com o Ministério do Interior, a província de Al Haouz foi mais afetada em termos de fatalidades, seguidamente pela província de Taroudant.

Apesar dos danos consideráveis na cidade antiga, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, Marrakech teve menos vítimas fatais.

No sábado, muitas pessoas passaram a segunda noite vagando pelas ruas sem ter um teto para ficar.

Neste domingo, continuam as operações de buscas de vítimas desaparecidas, incluindo crianças, idosos e grávidas.

Tags

Autor