HOMOFOBIA

Denúncias de homofobia ultrapassam 90% no 1° semestre deste ano

Dados mostram aumento preocupante nas denúncias de homofobia no primeiro semestre deste ano, que já ultrapassaram as estatísticas de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 11/09/2023 às 7:53
Notícia
X

O Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos divulgou dados preocupantes de denúncias de homofobia no Brasil, que aumentaram 90,27% no primeiro semestre de 2023.

De janeiro a junho deste ano, cerca de 1.076 denúncias foram registradas, número que já se aproximava da marca do ano passado. Contudo, mais 597 casos de julho e agosto foram adicionados à estatística. 

No primeiro semestre de 2022, as denúncias somavam 565. Já no final do ano, o total de denúncias foi de 1.906. 

Caso de homofobia contra Victor Meyniel

Recentemente, o ator Victor Meyniel repercutiu após ser agredido fisicamente na portaria de um prédio em Copacabana no último sábado (02). O caso de homofobia chocou os usuários na web. 

A investigação do caso foi finalizada e seguirá para o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro. O agressor que foi indiciado por lesão corporal, injúria por atos homofóbicos e uso de documento falso, segundo a CNN Brasil.

“Não vamos ouvir mais ninguém, já foi suficiente as pessoas que foram ouvidas para deixar claro e evidente que houve, sim, um ato homofóbico. Que as lesões foram praticadas por intolerância por conta da repulsa de ter sido chancelado de gay”, afirmou o delegado João Valetim Neto, da 12ª DP, segundo a CNN Brasil.

“Ficou claro para a Polícia Civil que, além das lesões corporais, houve, sim, atos homofóbicos praticados em desfavor do Victor Meyniel, além do uso de documento falso”, completou.

Lei contra a homofobia

Quando o assunto é legislação, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a discriminação por orientação secual ou identidade de gênero ao crime de racismo. Somado a isso, os crimes motivados por homofobia ou transfobia são considerados hediondos.

Mas, apesar das tentativas, as denúncias de homofobia não são tratadas da forma correta pelo sistema, segundo o advogado Gustavo Coutinho, membro do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS), que confirmou ao site Metrópoles.

*Com informações do Metrópoles e CNN Brasil. 

Tags

Autor