Aprovação de Lula em Santo André, reduto petista, é menor do que a de Tarcísio de Freitas; veja os números
Aprovação do Governo Lula foi analisada pelo Instituto Paraná Pesquisas; veja os números

O Instituto Paraná Pesquisas realizou uma pesquisa para avaliar a aprovação do Governo Lula na cidade de Santo André, em São Paulo, tradicional reduto eleitoral do petista.
O apontamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de setembro com 718 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95.
De acordo com o levantamento, Lula teve resultado negativo no quesito aprovação e demonstrou empate técnico na avaliação do governo. Confira os números a seguir.
AVALIAÇÃO GOVERNO LULA
Segundo a pesquisa, 37,6% dos eleitores avaliaram a administração de Lula como Ruim ou Péssima. Por outro lado, 37,1% consideraram o governo Ótimo ou Bom.
Considerando a margem de erro, a opinião dos eleitores sobre a gestão Lula está tecnicamente empatada em Santo André. Veja os números:
- Ótima: 14,1%
- Boa: 23%
- Regular: 23,4%
- Ruim: 6,4
- Péssima: 31,2%
- Não sabe/Não opinou: 1,9
APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
A pesquisa também avaliou se os entrevistados aprovavam ou reprovaram a administração de Lula até este mês de setembro de 2023.
Neste quesito, 49,6% foram favoráveis ao presidente, contra 47,2% que o reprovaram. Os números também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
O número positivo é pouco menor do que o último registro do Instituto Paraná Pesquisas, feito em abril, quando Lula registrou aprovação de 48,3% — alta de 1,3 pontos. A desaprovação também cresceu 0,9% agora em setembro.
Veja os números deste mês:
- Aprova: 49,6%
- Desaprova: 47,2%
- Não sabe/Não opinou: 3,2%
Tarcísio bem avaliado
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apareceu com 67,4% de aprovação na mesma pesquisa realizada pelo Instituto em Santo André — quase 20 pontos acima do acumulado por Lula. A desaprovação ficou em 26,5%.
Em relação à avaliação, Tarcísio também leva a melhor: teve a gestão classificada como Boa ou Ótima por 50,3% e Ruim ou Péssima por 16,8%.