8 de janeiro

STF começa julgamento contra réus do 8 de janeiro; veja quem são os réus e o que pode acontecer com eles

Apoiadores fanáticos de Jair Bolsonaro promoveram tentativa de golpe de estado no dia 8 de janeiro, após posse de Lula; Primeiros 4 envolvidos são julgados a partir de hoje

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 13/09/2023 às 7:53 | Atualizado em 13/09/2023 às 10:45
Notícia
X

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento das primeiras ações penais envolvendo os acusados de invadir e vandalizar as sedes dos Três Poderes do país. As informações são do G1.

A pauta do tribunal inclui quatro processos de natureza penal, nos quais os réus podem ser condenados ou absolvidos, dependendo do desfecho do julgamento.

Para garantir o andamento eficiente desses processos, a presidente do STF, Rosa Weber, agendou sessões extraordinárias do plenário da Corte para as manhãs desta quarta-feira e quinta-feira, 14 de setembro.

QUEM SÃO OS RÉUS?

Neste primeiro momento, serão julgados:

  • Aécio Lúcio Costa Pereira

Acusado de destruição das instalações do Congresso Nacional. Defesa nega que ele possuísse armas e diz que ele não usou de violência.

  • Thiago de Assis Mathar

Ele é acusado de depredar o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Em depoimento à Polícia Federal, disse "não ter intenção de dar golpe ou depor o governo eleito, mas apenas de manifestar seu descontentamento".

  • Moacir José dos Santos

Segundo o Ministério Público, Moacir também agiu contra o Palácio do Planalto. Em depoimento, "negou ter praticado violência contra policiais ou membros de força de segurança" e disse que "não danificou nenhum bem".

  • Mateus Lima de Carvalho Lázaro

Foi preso após sair do Congresso e nega ter cometido crimes.

 ASSISTA AO JULGAMENTO AO VIVO:

Tags

Autor